Marco Tardelli personifica, acima de tudo, o trabalho de um médio, trabalho este muitas vezes invisível. Tardelli era abnegado por Natureza: deixava os outros brilharem. No Mundial' 82 conheceu o momento mais alto da sua carreira, tendo saído vencedor dessa mesma competição. Não tinha a agilidade de Dino Zoff, o mítico guarda-redes, muito menos o instinto matador de Paolo Rossi (embora Marco tenha apontado um dos golos na final, ante a RFA), mas Tardelli era fundamental naquele sistema da "squadra": defensivo, rigoroso, coeso... Tudo isto graças ao apoio quer ofensivo, quer defensivo de Marco.
Porém, resumir a história desportiva do médio a um mês não fazia sentido. Também convém falar ácerca do seu papel numa das mais extraordinárias Juventus de sempre. Tardelli representou a "Vecchia Signora" durante 10 anos (de 1975 a 1985), intervalo de tempo em que foi sempre titular indiscutível, ajudando o seu clube a conquistar 12 títulos. Como tudo tem um fim, a união entre Marco e a Juventus acabaria em 1985. Nesse ano assinou contrato com o Inter de Milão, tendo representado os milaneses durante duas temporadas, onde assumiu o controlo das operações no meio-campo.
Antes de acabar, tenho de, novamente, destacar o que Tardelli fez pela seleção italiana. Ao todo foram 81 jogos, em que o italiana apontou 6 golos, embora este se tenha destacado pela construção de jogo. Resta acrescentar que Marco é atualmente adjunto da seleção da República da Irlanda, após uma carreira de treinador que não lhe correu de feição.
Nota Final: 16/20
Era craque .. saudade
ResponderEliminarNão perca Entrevista Exclusiva com Tengarrinha, jogador do Vit.Setubal, formado no FCP e no SLB, que já teve no Olhanense, Estrela da Amadora e Santa Clara! Declarações Bombásticas !
VEJA, COMENTE E PARTILHE !
Abraço e continuem o bom trabalho!