segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Braga, Guimarães ou Nacional: Quem chegará mais perto dos 'grandes?

O Sporting de Braga é o mais credível quanto a este assunto diz respeito, já que nas últimas temporadas tem sido o clube que tem conseguido intrometer-se mais vezes entre os 'grandes' (excepto em 2007/2008 e em 2008/2009, onde partilhou este estatuto com o Nacional). Uma equipa que possui uma defesa coesa, um meio-campo que tem piorado nos últimos anos e um ataque mais forte que nunca (Alan, Ukra, Hélder Barbosa, Fran Mérida, Paulo César, Carlão, Meyong, Zé Luís, Olaleye, Rivera, Lima e Nuno Gomes). A equipa orientada por Leonardo Jardim perdeu Artur, Rodríguez, Paulão, Sílvio, Miguel Garcia e Vandinho, mas contratou NAC, Baiano, Imorou, Djamal, Mérida e Rivera. Apresentamos o 11 inicial dos minhotos: Na baliza Quim (Berni também tem o lugar debaixo de olho), no centro da defesa estão o ex-Sporting NAC e o ex-Leiria Paulo Vinícius (Ewerton também tem possibilidade de entrar no onze), a lateral-direito joga Baiano e a lateral-esquerdo Imorou ou Elderson. Djamal é o médio mais recuado e Mossoró e Hugo Viana jogam como médios mais ofensivos, sabendo que Salino tem jogado bem e pode entrar a qualquer momento. Nas alas deverão jogar o ex libris dos minhotos Alan e a surpresa Hélder Barbosa. O sub-21 espanhol Fran Mérida também pode jogar, tal como o português Ukra. Paulo César parece colocado de lado. Na frente abundam as hipóteses, porém a titularidade deverá recair em Lima.

O Vitória de Guimarães melhorou muito desde o ano passado e, com Rui Vitória, parece destinado a grandes feitos. Após em 2007/2008 ter ficado em 3º e participado nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões, espera-se algo semelhante. Com muitas e boas soluções, especialmente do meio-campo para a frente, o Guimarães vai lutar, como Emílio Macedo já referiu, para o 4º lugar. Destaque para as alas, onde Rui Vitória tem Urreta e Barrientos e a 10 Nuno Assis e Marcelo Toscano. O 11 da equipa da 'cidade de berço' deverá ser o seguinte: O guarda-redes será Nilson. No centro da defesa estarão N'Diaye e João Paulo e a defesa-direito jogará Alex. Na lateral-esquerda ou jogará o ofensivo Anderson Santana  ou o defensivo Bruno Teles. Os médios-centro serão o marroquino El Adoua e o internacional A Pedro Mendes (o ex-Paços Leonel Olímpio tem todas as hipóteses de jogar). O médio mais criativo deverá ser Marcelo Toscano, porém Nuno Assis e João Alves também têm classe e trabalharão de setas apontadas ao 11 inicial. Nas alas, o fantástico Jona Urreta e a jovem promessa Barrientos deverão jogar (Faouzi, Targino e Paulo Sérgio também são opções credíveis). Edgar é indiscutível na frente.

Os madeirenses do Nacional surgem como a pior equipa destas três, porêm exibem uma defesa e meio-campo sólidos e um ataque onde Candeias e Mário Rondón saltam à vista. A turma de Ivo Vieira mostra ambição de chegar aos 5 primeiros lugares, tal como aconteceu em 2008/2009 (onde ficaram em 4º). De destacar o meio-campo coeso com Luís Alberto e os eslovenos Skolnik e Mihelic. Ivo Vieira deverá apostar no 11 que apresentamos: Elisson na baliza, Felipe Lopes e Danielson ou Neto no centro da defesa e Claudemir e Nuno Pinto nas laterais defensivas. Luís Alberto deverá ser o médio mais recuado e uma das figuras da equipa. Os eslovenos Dejan Skolnik e Rene Mihelic deverão jogar de início, tendo João Aurélio como concorrência. O angolano Mateus e o português Daniel Candeias serão os titulares nas alas. Diego Barcellos, Edgar Costa e o ex-juniores Oliver são boas opções. O ex-Paços de Ferreira Mário Rondón é um excelente jogador e será o titular na frente de ataque.

Qual destes três clubes conseguirá uma classificação mais elevada no final da Liga?


Ps: O Marítimo e o Paços de Ferreira também têm estado bem nos últimos anos, mas este ano estão mais fracos (deixaram sair importantes jogadores - Djalma, Baba, Rondón, Olímpio, Baiano ou Pizzi - e não contrataram boas soluções), no entanto, são sempres candidatos aos lugares europeus. A Académica, o Beira-Mar, o Olhanense e o Gil Vicente têm-se revelado boas equipas e também poderão surpreender.

2 comentários:

  1. Sem dúvida SC Braga em 3º/4º e V.Guimaraes em 5º!

    ResponderEliminar
  2. Nacional está fraquinho, trocava-o na análise pelo Marítimo. Vitória minhoto começou mal, mas com um calendário mais fácil daqui para a frente, deve recuperar e aproximar-se dos lugares da frente. Braga também parece forte, grande candidato ao 3º lugar, a par de Sporting e V.Guimarães, se recuperar terreno nas próximas jornadas. Já Benfica e FC Porto são os reais candidatos ao título.

    ResponderEliminar

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.