sábado, 3 de setembro de 2011

Liga Portuguesa 2011/12: Estes prometem...

Muitos jovens que debutam na liga, muitos deles portugueses, possuem um grande potencial com qualidade para aspirar a algo mais, no entanto, ainda não tiveram hipótese para demonstrar o seu real valor. Para esta época, surgem alguns jogadores com qualidade e com margem de progressão que prometem ser peças fundamentais nas suas respectivas equipas. Recomendamos que os mantenha debaixo de olho e que leia esta compilação de alguns desses jovens (e que recorde o nome deles!)...

Peter Suswam (Vit. Setúbal): Este possante lateral-direito que foi titular pela Nigéria no passado Mundial de Sub-20 e que esteve em alguns 'onzes ideais' da mesma competição, perfila-se como o dono da ala direita sadina. O jogador de 20 anos é veloz, forte e muitíssimo seguro defensivamente (frente ao Braga, foi um autêntico muro!).
Jean Barrientos (Vit. Guimarães): O médio-ofensivo uruguaio, que tem jogado com extremo-esquerdo, chegou rotulado de craque e é isso que tem demonstrado nestas primeiras jornadas da Liga. Com muita técnica e uma velocidade acima da média, há que destacar os seus fabulosos cruzamentos.
Éder (Académica): O futuro do ponta-de-lança da selecção nacional ou passará por Nelson Oliveira ou por João Silva (sobre quem falaremos mais à frente) ou por este possante avançado português que actualmente joga pelos estudantes. Com uma grande capacidade de cabeceamento e uma finalização acertada, promete ser estrela este ano.
Cédric Soares (Académica - emp. Sporting): O lateral-direito formado em Alvalade vai jogar na Académica e esperamos que demonstre a enorme qualidade que desvendou no Mundial de sub-20 aos adeptos do futebol. Rápido, ágil e com muita garra: Cédric é assim....
Melgarejo (Paços de Ferreira - emp. Benfica): O avançado paraguaio é veloz, tem muita técnica e este ano vai jogar nos castores. Destaca-se pela sua qualidade técnica, mas também sabe finalizar. Está habituado a ser estrela nas camadas jovens paraguaias.
Fábio Faria (Paços de Ferreira - emp. Benfica): O defesa-central internacional sub-21 português chegou à Luz após uma grande época no Rio Ave, no entanto, não conseguiu mostrar serviço. Tenta agora, na Capital do Móvel, mostrar a sua técnica e a 'potência' que o levaram até outros voos.
Kelvin (Rio Ave - emp. FC Porto): Um médio criativo com grande qualidade técnica que promete muito. O brasileiro foi muito importante na passada temporada no Paraná. Será que os seus fabulosos passes e fintas impressionarão em Vila do Conde?
Skolnik (Nacional): O croata tem criatividade e técnica e joga a 8,10 ou extremo, realizando qualquer posição com a mesma eficácia. Um activo do Nacional que irá render alguns milhões aos madeirenses.
Candeias (Nacional): O  rápido e tecnicista extremo português rodou no Portimonense e impressionou pela sua capacidade de desequilibrar. Será que, após ter ganho a titularidade, irá impressionar também na Madeira?
Ibrahim Sissoko (Académica): Titular a avançado pela Costa do Marfim no prestigiante Torneio de Toloun, tem jogado a extremo-direito nos estudantes. Facilmente destacável pela sua capacidade física e velocidade astronómica, tem um potente remate e ainda é jovem. Já o tratam como 'novo' Salomou Kalou...
Júnior Caiçara (Gil Vicente): O lateral-esquerdo brasileiro da equipa de Barcelos, jogando um pouco ao estilo de Marcelo (Real Madrid), tem grande qualidade técnica, bons timings de subida e uma velocidade bastante razoável. Será que conseguirá vingar?
Hugo Vieira (Gil Vicente): A 'coqueluche' do Gil! Um primor em termos técnicos, remate fácil e capacidade de desmarcação. O extremo português formado no pequeno Santamaria promete ser uma das figuras da equipa que se vem adivinhando como a surpresa da prova.
João Silva (Vit. Setúbal - emp. Everton): Este avançado português destaca-se pela garra que emprega em cada jogada, pela estampa física e, principalmente, pela capacidade de fazer golos de cabeça. Um jogador com escola e jovem. Talvez seja um dos goleadores da Liga Zon Sagres 2011/12...
Tiago Terroso (U. Leiria): Grande estrela do Varzim nas últimas temporadas chega a cidade do Lis para jogar de início. Muita técnica e velocidade. Um jogador luso que habitualmente joga a médio-ala, mas que também ocupa a posição 10 com acerto e que merece mais do que o Leiria.
Rafael Lopes (Vit. Setúbal): O possante avançado português ex-Varzim merece a oportunidade na 1ª Liga, até pelo que mostrou no Mundial de sub-20, porém, com a concorrência de João Silva, dificilmente será titular. Talvez para o ano, a sua força e remate possam ser mais vistos...
Ludovic (Feirense): Este luso-descendente destaca-se pela velocidade acima da média, porém também finaliza bem. Figura maior do Feirense na subida da época passada, com apenas 21 anos, joga de início em Santa Maria da Feira.
Rúben Ferreira (Marítimo): O médio trabalhador promete lutar pela titularidade com Danilo Dias, mas parte em desvantagem. No entanto, a sua técnica e garra são assinaláveis.
Manuel Curto (U. Leiria): O trinco formado na Luz tem evoluído muito bem nos últimos anos (anteriormente era ponta-de-lança) e, a continuar a este nível, a selecção nacional poderá deixar de ser uma miragem. A sua qualidade de passe e de posicionamento são muito evoluídas para a idade.
Luís Neto (Nacional): O central tem apenas 23 anos, mas já há 3 que era titular na Póvoa de Varzim. Será que a sua força e bom posicionamento serão demonstrados na Madeira?
Ruben Brígido (U. Leiria): O criativo da cidade do Lis ganhou a titularidade e promete ser figura, após atravessar a lesão que sofreu. Muito veloz e com uma qualidade técnica astronómica, merece chegar a outro nível.
Adrien (Académica): Sem espaço na turma de Domingos, rumou a Coimbra. Um trinco seguro e com muita experiência, tendo em conta a tenra idade. Prima pela técnica e bom posicionamento.

Francisco Cunha

1 comentário:

  1. Aposto em Ederzito, Suswam e João Silva como revelaçoes nos pequenos esta época.

    ResponderEliminar

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.