sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Empate no Dragão com brilho sul-americano

FC Porto 2-2 Benfica (Kléber 37' e Otamendi 50'; Cardozo 47' e Gaitán 82')
Numa partida muito disputada e tensa, surgiu um empate a 2 bolas. O FC Porto esteve por duas vezes na frente do resultado, mas não conseguiu manter a vantagem num jogo em casa, deixando assim o Braga e o Sporting,   caso ganhem, perto dos dois da frente (FC Porto e Benfica), que se mantêm  empatados na frente após este empate. De destacar uma fraca exibição do árbitro Jorge Sousa que 'queimou' demasiadas vezes o jogo, marcando faltas injustificadas na transição para o ataque (principalmente do Benfica).

Na 1ª parte, o jogo teve um pouco mais de pendor para os Dragões, apesar do Benfica ter-se sempre mostrado tranquilo e equilibrado. Numa jogada muito atabalhoada, o avançado recentemente convocado para a seleção brasileira Kléber esteve muito perto de marcar, mas Artur negou-lhe o golo de uma forma espectacular. Porém, numa resposta a livre batido por Hulk, o brasileiro marcou de cabeça, tirando da cabeça dos adeptos portistas o falhanço anterior. O final do 1º período foi todo do Benfica, que não conseguiu traduzir esse domínio em golos.

Na 2ª parte a história foi diferente: o Benfica dominou. E esse domínio traduziu-se finalmente em golos. O paraguaio Cardozo fez de uma jogada de entendimento entre Aimar e Nolito um golo. Os portistas empataram com um golo estranho do central Otamendi, após cruzamento de Varela. Mas o Benfica continuou com o domínio e, após as entradas do argentino Saviola e do criativo Bruno César e saídas de Nolito e Aimar, Jorge Jesus conseguiu um futebol mais veloz e rico. Saviola serviu Nico Gaitán que, através de um remate seco e forte, marcou um golo de belo efeito.

Destaques
MVP - Guarín: Apesar da indisciplina que demonstrou ao longo do jogo, esteve bem quer a defender quer a atacar. Muito potente, é um autêntico motor (não pára de correr um segundo) e desconcertou a defesa benfiquista com os seus remates (ou tentativas de remates).
Saviola: Após uma exibição falhada frente à Académica, esteve muito bem. Fez uma assistência e mexeu com o jogo.
Witsel: Certo a defender e bem a atacar com passes certeiros e boa visão de jogo que lhe permitiram fazer uma grande exibição.
Hulk: Desequilibrou, principalmente na 2ª parte, porém foi muito pouco eficaz. Demasiado agressivo, faltoso e com pouco pontaria, apesar de fabulosos apontamentos técnicos e grandes arrancadas.
Nico Gaitán: Marcou um golo (e que golo!) e, no início e fim do jogo, dinamizou a frente de ataque benfiquista e esteve muito activo. Destaque para as suas qualidades defensivas que se vão tornando mais que evidentes.
Luisão/Garay: Grande dupla! Não falharam e os passes (principalmente de Garay, que foram desconcertantes) foram acertados e bem calculados.
Javi García/Emerson: Sem deslumbrar, estiveram bem na tarefa de parar Hulk, Guarín e Moutinho. Algo que não é para todos...
Kléber: Voltou a facturar e dinamizou a frente de ataque portista. Pela primeira vez, posso dizer que me impressionou.
João Moutinho: Sublime a defender. Muito concentrado, aguerrido e sempre a empregar força e classe. Um grande médio que merece mais que Portugal.
Alvaro Pereira/Maxi/Cardozo: As exibições falhadas da noite, apesar do paraguaio ter feito um golo. Pouco fizeram e pareceram estar com a cabeça noutro lugar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.