sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Lendas e Glórias: Pelé

Edson Arantes do Nascimento, considerado pela FIFA o melhor jogador do passado século, foi sem dúvida um grande jogador.

O brasileiro que alinhou pelo Santos destacava-se pela sua técnica, força, velocidade e capacidade goleadora, já que, recorde-se, marcou mais de 1000 golos em toda a sua carreira (mais concretamente, 1152 em 1220 jogos). A forma mais fácil de caracterizar Pelé é dizendo que foi um avançado muitíssimo completo, com uma técnica muito acima da média (ao nível de Messi, mas inferior à de Maradona). De relembrar, a sua passagem pelo New York Cosmos, onde transformou o soccer num desporto nos EUA (antes da sua passagem era mais um passatempo que outra coisa) e onde ganhou balúrdios, tendo em conta a época. O eterno 10 do Santos (desde que saiu do seu clube de coração nunca mais nenhum jogador usou a sua 'camisa' ao serviço do clube brasileiro) tornou mítico esse número, que, antes da sua pegada no futebol, era um simples número, não mais importante que os outros. Foi ele que inventou o 'gol de placa' (que traduzido mais tarde para 'golo de placa' originou o nome do nosso blogue), já que frente ao São Paulo, marcou um grande golo, porém não havia transmissões televisivas dessa partida e a história desse feito foi passando apenas de 'boca em boca'.  E mais: Pelé é a prova viva de que não é preciso vir para a Europa para singrar no futebol.

Nota Final: 20/20

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.