sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Lendas e Glórias: Zico

A mãe era descendente de portugueses, o pai era português, mas Arthur Antunes Coimbra não o era, apenas assistia aos jogos do Sporting em criança. Com apenas 17 anos, estreou-se na categoria principal pelo Flamengo, mas "só" com 20 atingiu a titularidade no Mengo.

Zico era leve, mas também era rápido, empolgante, fulminante, genial, algo que lhe valeu a camisola 10. Com dribles, passes e golos ajudou o "Mengão" a ganhar o Brasileirão de 1980, ainda ganharia ainda mais 4 pelos rubro-negros. Do Brasil para a América (vitória na Libertadores) e para o Mundo (vitória na Intercontinental) ajudou o Flamengo a consolidar-se como uma das potências mundiais. Zico jogaria ainda na Udinese, onde aumentou o seu prestígio na Europa. O "Pelé branco" participou em 3 Mundiais, em 1978 terminou em 3º, em 1982 liderou uma das melhores "canarinhas" de sempre e em 1986 foi eliminado prematuramente pela França. Na principal prova, Zico teve mais frustrações do que glórias, algo que não o impediu de apontar 52 golos pela sua seleção, que podia ser perfeitamente Portugal.

Nota final: 18/20

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.