domingo, 30 de outubro de 2011

Lendas e Glórias: Boniek

Zbigniew Boniek foi um dos melhores médios-ofensivos de todos os tempos, destacando-se na Juventus e na Roma. Boniek tinha a técnica de um predestinado, a visão de jogo de um amante do futebol e a velocidade de um corredor, mesmo com os seus 183 cm que lhe transferiam força física o que aumentava o seu poder de choque.

Além disso, apesar da sua posição marcava habitualmente 15/20 golos por época. Iniciou a carreira no seu clube de coração, o Widzew Lodz da Polónia, onde jogou 7 épocas, 6 delas a titular indiscutível. Destacou-se no Mundial de 1978 e, principalmente, no Mundial de 1982, onde a Polónia, sua seleção, chegou à meia-final. Boniek foi sempre a estrela-maior da sua equipa. Só saiu do seu país natal em 1982 com a abertura política da Polónia.

A Juventus não perdeu tempo e comprou-o: 1,8 milhões de euros, um valor gigantesco para os anos 80. Chegou com Platini e, apesar do francês ser mais conhecido e ter maior estatuto, Boniek sempre foi melhor que o companheiro de equipa. Nesse ano, foi o 3º melhor jogador do ano, apenas superado por Paolo Rossi (também da Juve) e Giresse. Na 1ª época, com Zoff, Scirea, Bonini, Tardelli, Rossi e Platini, foi campeão da Taça de Itália e finalista da Liga dos Campeões. Na 2ª temporada, venceu o scudetto e a Taça das Taças e na sua 3ª e última época no clube ganhou a Liga dos Campeões.

Depois, a AS Roma comprou-o por 2,5 milhões de euros. Aí foi rei e recebeu finalmente o seu prestígio que lhe foi negado em Turim (apesar de ser o melhor jogador da sua equipa): os romanos diziam que haviam duas pessoas a reinar em Roma, o Papa e Boniek. Venceu a Taça de Itália e pouco mais numa equipa que lutava pela Europa. Ainda foi ao Mundial de 1988, mas lesionado pouco ofereceu à sua seleção. Terminou a carreira em Roma com apenas 32 anos devido a uma lesão grave no joelho. Boniek será sempre recordado como o melhor jogador de Leste e na nossa opinião, foi um dos 10 melhores de sempre, apesar de nunca ter vencido o prémio de jogador do ano.

Nota Final: 18/20

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.