quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Lendas e Glórias: George Best

A carreira de George Best faz-se de citações. A primeira da autoria do seu clube de fãs “Maradona good, Pelé better, George best”, traduzindo “Maradona é bom, Pelé é melhor, George é o melhor”. A verdade é que poucos futebolistas se podem orgulhar de ter tanto talento: veloz, habilidoso, ambidestro, imprevísivel, goleador, espetacular e infelizmente autodestrutivo.

“Acho que descobri um génio”, escreveu o olheiro do Manchester United Bob Bishop ao treinador dos Red Devils da altura Matt Busby, o Beatle tinha apenas 15 anos. Aos 19 já era o jogador mais falado pela Europa. A capacidade autodestrutiva começou em 1974, ano em que abandonou o Manchester United para jogar no Jewish Guild, a partir daqui, na parte decadente da carreira o quinto Beatle jogou em mais 15 clubes entre as ilhas Britânicas e os EUA. A partir da saída do Manchester United, Best arruinou completamente a sua vida. Roubou para beber, foi preso por conduzir alcoolizado, apareceu embriagado na televisão. Acabou por fazer um transplante de fígado em 2002, mas voltaria ao vício, tendo morrido em 2005 com apenas 59 anos. Nenhum jogador de futebol foi tão biografado (6 livros, 1 filmes e referências em várias canções). A última citação e a mais sarcástica de todas é do próprio “Gastei muito dinheiro em mulheres e álcool – o resto desperdicei.”

Nota final: 18/20

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.