
No longínquo ano de 1863, representantes de equipas de futebol inglesas, encontraram-se num bar em Londres e fundaram a Football Association (FA). Até esta altura, os clubes que jogavam futebol tinham as suas próprias (algumas delas eram poder tocar com a bola na mão e dar caneladas). Devido a este caos generalizado, a Associação de Futebol inventou um conjunto de regras simples. No espaço de uma década, à FA inglesa juntaram-se as associações de País de Gales, Escócia e Irlanda, criando em 1882 o International Football Association Board (IFAB), que tentou regular o futebol no Mundo inteiro. Relativamente ao futebol propriamente dito, a competição oficial mais antiga foi criada em 1871, a FA Cup, competição que ocorre todos os anos em Inglaterra e cujo primeiro vencedor foi o Wanderers. Um ano volvido ocorre o primeiro jogo internacional, com ingleses e escoceses a empatarem sem golos. De novo em relação às regras, este foi um século profícuo em invenções e reinvenções de regulamentos, em 1872 introduzem-se os pontapés de canto e, 6 anos depois os árbitros são autorizados a utilizar apito. Apenas em 1885 (!) começou a existir profissionalismo dos jogadores (de forma rudimentar e lenta), enquanto que as grandes penalidades apenas começaram a ser marcadas a partir de 1891. Em Portugal, o futebol apareceu em 1875, na Madeira, por parte de um estudante radicado nesta região que tinha trazido uma bola de Inglaterra. Em Portugal Continental a refência mais conhecida são os irmãos Pinto Basto (Guilherme, Eduardo e Frederico) que também trouxeram bolas da Bretanha. Alguns dos principais clubes portugueses do inicio do século XX, nasceram neste século entre eles o Casa Pia (formado em 1889), o Real Ginásio (1875) e o FC Porto (1893). Internacionalmente os clubes ingleses mais conhecidos foram criados por esta altura, embora sem o mesmo sucesso que mais tarde granjearião. O Wanderers e o Blackburn Rovers foram as potências do primeiro século oficial do "desporto-rei", ganhando várias competições nacionais. Steve Bloomer e Albut, dois ingleses, foram os primeiros ídolos de um desporto que prometia espetáculo nos anos seguintes...
Ps: Iremos publicar mais 5 partes da história do Futebol: 1900 a 1930; 1930 a 1950; 1950 a 1970; 1970 a 1990; 1990 até à atualidade. Serão publicadas novas mensagens todos os dias, exceptuando os fins-de-semana.
Fernando Machado
Sem comentários:
Enviar um comentário
Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.