segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Lendas e Glórias: Zinedine Zidane

zinedine yazid zidane - france / real madrid
Em Marselha, a 23 de junho de 1972, nasceu o melhor jogador francês de todos os tempos e talvez o melhor construtor de jogo de toda a história do futebol.

Com origens argelinas, começou a jogar em clubes de baixa dimensão. Porém, com 15 anos, chamou a atenção de um olheiro do Cannes que o apelidou de "novo Platini". Seguiu para Saint Tropéz, onde brilhou ao mais alto nível, ainda muito novo. Em 1992, com 20 anos, o Bordéus contratou-o por 7 milhões de euros numa altura em que começava a tornar-se num dos ícones do futebol mundial. Impressionou na Europa, ainda mais nas competições internas e, nessa altura, já andava nas "bocas do mundo". Estreou-se pela seleção principal francesa. A Juventus não perdeu tempo, adiantando-se a clubes como o Manchester United ou o Blackburn Rovers, e adquiriu-o no ano de 1996. Zizou praticava um futebol fenomenal (foi nesta altura que ganhou dois dos seus três prémios de melhor do mundo, devido às vitórias no Mundial 1998 e no Euro 2000), mas a sua equipa não o conseguia-a acompanhar, acabando por vencer apenas dois scudettos em 5 anos. Em 2001, o Real Madrid comprou-o por 77 milhões de euros (maior transferência de sempre até 2009), juntando assim mais uma estrela à sua equipa de "galáticos". Em Espanha ganhou outro protagonismo a nível de clubes, vencendo o seu 3º e último prémio de jogador de ano da FIFA, ganhando também a sua 1ª e única Liga dos Campeões, onde marcou um dos golos mais marcantes e mais espetaculares da sua carreira. Depois, venceu outras tantas competições no Real Madrid, clube onde acabaria por se retirar.

Em termos de seleção, destacam-se as suas 108 internacionalizações. Na sua 1ª competição oficial de seleções, chegou às meias-finais do Euro 1996. Em 1998, em França, venceu o Mundial, onde foi figura-maior dos anfitriões. Voltou a atingir a glória em 2000, no Euro do mesmo ano. Depois seguiram-se duas campanhas terríveis no Mundial 2002 e no Euro 2004. No seu jogo antes de "pendurar as botas", acabou por ser expulso após uma cabeçada sobre o italiano Materazzi. Acabaria por ser finalista no Mundial de 2006.

Zidane foi um jogador com uma técnica muito superior à média, com grande visão de jogo e que era capaz de ver brechas nas defesas adversárias que mais ninguém via. Apesar de não ser muito veloz, possuía um leque de fintas fenomenal que tornavam com que fosse muito díficil tirar-lhe a bola. Um ícone na sua posição e no futebol mundial.

Nota Final: 19/20

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.