sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Lendas e Glórias: Franco Baresi

Nascido no ano de 1960 em Travagliato, uma pequena cidade italiana, Baresi foi um dos melhores líberos de todos os tempos (para alguns o melhor), ao lado de jogadores como Beckenbauer, Maldini, Krol ou Scirea.

Até aos seus 12 anos, o futebol foi sempre um mundo longínquo e desinteressante, mas com a chegada do seu irmão Giuseppe ao Inter, o jogo despertou-lhe curiosidade e decidiu tentar a sorte nuns testes nos nerazzurri, porém foi reprovado. Decidiu tentar a sorte no rival AC Milan, onde conseguiu ganhar um lugar nas camadas jovens. Começou por ser avançado, mas a sua técnica levou-o a jogar a médio ofensivo. As qualidades defensivas salientaram-se e passou para trinco. Mais tarde, já nos juniores milaneses, passou para defesa-central. Depois seguiu o exemplo do seu ídolo Gaetano Scirea, passando a jogar a líbero (já nos seniores), o que viria a deliciar os adeptos rossoneros. Baresi destacava-se pela tranquilidade, sentido posicional e qualidade técnica, a par de uma velocidade invulgar que o fazia ser mais rápido nas antecipações.

Apenas jogou na sua carreira futebolística pelo AC Milan por mais de 20 anos (1974-1997), onde disputou 719 partidas oficiais e fez 33 golos. Aí venceu seis campeonatos italianos, três Taças dos Campeões Europeus (na época dourada de Gullit, Rikjaard e Van Basten), dois Mundiais de Clubes, três Supertaças Europeias e quatro Supertaças Italianas. Pela seleção, atuou por 81 ocasiões, disputando três Mundiais (1982, 1990 e 1994). "Reformou-se" em 1997 com 37 anos. Em seu reconhecimento, o AC Milan retirou para sempre a sua camisola nº 6.

Nota Final: 18/20

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.