terça-feira, 20 de dezembro de 2011

As fraquezas dos “três grandes”

O mercado de inverno aproxima-se e Sporting, Benfica e FC Porto já estão envolvidos em algumas transferências. Mas quais as reais necessidades dos clubes mais fortes de Portugal?

FC Porto: Os portistas apenas têm duas posições a melhorar - a de ponta-de-lança e a de lateral-direito. Para a segunda já existe solução (Danilo, do Santos), mas para a primeira a necessidade é gritante, ao ponto de Vítor Pereira ter de adaptar Hulk, para garantir maior rentabilidade. Alguns dos jogadores que já foram associados aos “dragões” para a posição central do ataque foram Lukaku, Dzyuba e Bendtner, todos jogadores bastantes corpulentos e fortes. De resto, Hélton na baliza recolhe total unanimidade, dando segurança a toda a equipa. Na lateral-esquerda, é Alvaro Pereira o titular indiscutível, realizando um vaivém constante entre a defesa e o ataque. No centro defensivo, Rolando/Otamendi ou Rolando/Maicon, oferecem segurança total, sendo fundamentais no esquema da equipa chefiada por Pinto da Costa. No meio-campo há soluções de sobra, com Fernando, Moutinho, Defour, Belluschi, Souza, Guarín… Os extremos também são de confiança, com Hulk, James, Varela, Djalma ou Iturbe.

Sporting: Os “leões” têm uma equipa completa, bem constituída, mas que, de qualquer forma, necessita de alguns ajustes. Na posição de guarda-redes, Rui Patrício é o titular indiscutível, deixando Marcelo Boeck no banco. Insúa é o eleito para a ala esquerda, com Evaldo a quedar-se nos suplentes. No centro da defesa, é talvez necessária alguma contratação, uma vez que Polga, Onyewu e Daniel Carriço, não têm tomado conta da tarefa. A lesão de Rinaudo abriu um fosso na posição de médio-defensivo, André Santos e Carriço têm sido os escolhidos, mas os adeptos leoninos já perceberam a necessidade de se ir capturar um bom trinco, para mais tarde fazer frente a Rinaudo. Elias e Schaars têm o lugar seguro nos lisboetas, assegurando alto rendimento da equipa treinada por Domingos Paciência. Wolsfwinkel está em parte sem rival na posição de ponta-de-lança, uma vez que Bojinov tem estado abaixo das (altas) expetativas. Diego Capel numa ala e na outra… o jovem Carrillo (principalmente, após as lesões de Jeffrén e Izmailov)! Talvez essa seja a maior necessidade do Sporting (médio-ala direito), que se vê sem muitas soluções. Solomon tem sido insistentemente apontado aos leões...

Benfica: Após vários anos, o Benfica voltou a ter um plantel equilibrado, com jogadores de qualidade para quase todas as posições. Na baliza, Artur tem tomado conta do lugar, fazendo com que Eduardo seja suplente. Maxi Pereira, que prorrogou recentemente o vínculo contratual como Benfica, é dono e senhor da ala direita, deixando Ruben Amorim a alguma distância. A posição de defesa-esquerdo é a mais crítica dos encarnados, Capdevila não faz parte dos planos de Jorge Jesus, e Emerson tem sido muito inconstante, sendo necessária uma contratação para preencher esta lacuna (Ansaldi e Marcos Rojo são apontados às águias). A dupla de centrais é, na minha opinião, a melhor em Portugal, com Garay e Luisão a serem absolutos neste sítio do terreno. Javi García e Matic são as soluções a trinco. Axel Witsel e Aimar são indispensáveis no plano de jogo de Jorge Jesus e oferecem segurança e garantia de qualidade. Gaitán, Bruno César, Nolito e Amorim são os elementos que constituem as asas das águias. Por fim, ponta-de-lança é uma posição segura na Luz, preenchida com Saviola, Rodrigo e Cardozo.

Fernando Machado

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.