sábado, 17 de dezembro de 2011

Lendas e Glórias: Sándor Kocsis

Kocsis fez parte de uma das mais exclusivas famílias do futebol: os jogadores que fazem golos de qualquer forma, de qualquer lugar, a qualquer hora e por qualquer razão. Os seus golos eram de preferência apontados de cabeça, beneficiando da ajuda do “amigo” Puskás. A carreira deste fantástico ponta-de-lança está recheada de pokers, hat-tricks, bis e golos decisivos. Resumindo os dados atrás mencionados, Kocsis fez 75 golos em 68 jogos pela sua Hungria, em 1952 e em 1954, foi o melhor marcador dos campeonatos europeus, precisamente em 54, Sándor, faturou 11 vezes no Mundial da Suíça.

Natural de Budapeste, jogou no Honvéd, onde, juntamente com Puskás, se popularizou pela Europa. Numa digressão realizada ao Velho Continente, o  “cabeça de ouro” ficaria em Barcelona, a jogar no clube mais famoso da Catalunha, onde ganhou tudo (excluindo a Taça dos Campeões Europeus, perdida pelo Benfica) e, de novo com Puskás, tornou-se ídolo. Kocsis retirou-se do futebol no Barcelona e abriu um restaurante chamado (o que mais?) Cabeça de Ouro. Morreu com apenas 49 anos, alegadamente por suícidio.
Nota Final: 17/20

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.