terça-feira, 10 de janeiro de 2012

As fraquezas dos "tubarões" europeus

Em pleno mercado de janeiro é hora de reajustamentos nos plantéis. Aqui estão os “calcanhares de Aquiles” dos clubes mais prestigiados de toda a Europa...

Real Madrid: No imediato, os “merengues” não têm grandes necessidades de contratações. A equipa de José Mourinho pode no entanto apostar em “putos-maravilha”, ou seja jogadores jovens e com grande margem de progressão. Na baliza há titular indiscutível (Casillas), mas a contratação de outro guarda-redes não é posta de parte. A defesa é coesa e segura, não restando dúvidas aos titulares. No centro do terreno, a segurança também é palavra-chave, não se esperando alterações nesta nevrálgica posição do campo. Por fim o ataque poderia sofrer algumas alterações, os extremos Cristiano Ronaldo e Di Maria não têm concorrência forte (Calléjon não é um substituto credível). A ponta-de-lança, dois avançados de qualidade inegável e que garantem muitos golos (Benzema e Higuaín).

Barcelona: O emblema catalão deverá seguir o tónico do Real Madrid: em caso de contratações só jovens com talento e com margem de progressão. Victor Valdés dá segurança a guarda-redes, mas não tem um jogador que lhe faça frente. Na defesa, a dupla de centrais é perfeita, Dani Alves na direita não dá hipóteses, o problema está na posição de defesa-esquerdo, Abidal ou Adriano têm qualidade, mas se os “culés” contratassem um lateral canhoto de maior qualidade, certamente subiriam de rendimento. O meio-campo é, a nível mundial, o melhor dos últimos anos e o ataque, malfadada a lesão de Villa, não precisaria de ajustes, porém, a lesão do “guaje” leva a que os “blaugrana” tenham de encontrar um substituto à altura.
Man. United: Os campeões ingleses são um clube bastantes necessitados de transferências. Na baliza, De Gea não tem surpreendido (bem pelo contrário…), mas o elevado preço por ele pago fará com que agarre a titularidade. No centro da defesa, a lesão de Vidic e os problemas físicos de Rio Ferdinand têm sido um duro revés aos objetivos dos “Red devils”, ficando-se à espera de mudanças. Na lateral direita, urge realizar-se uma contratação, enquanto que na esquerda não há tanta necessidade mas se alguém fosse transferido não existiriam grandes males. No meio-campo, há obrigatoriedade de se realizar algum reajustamento. No ataque, Alex Ferguson, está bem apetrechado de jogadores com qualidade acima da média.

Man. City: É estranho quando em todas as janelas de transferências, se fala no mesmo assunto: contratações e contratações. Este ano não é diferente, apesar de tantos jogadores espetaculares, os citizens continuam a pensar em alvos, embora indubitavelmente não haja necessidade para tal, veiculando-se nomes como van Persie,  Hulk e Alexandre Pato.

Chelsea: Um dos ricos ingleses tem sido um dos grandes animadores do mercado nos últimos anos. Na baliza Petr Cech recolhe total unanimidade. No eixo da defesa, também não há problemas, à semelhança da lateral-esquerda. Os Blues precisam claramente de um defesa-direito, já que Bosingwa não tem tomado completamente conta do recado. No meio-campo há quantidade e qualidade, enquanto que no ataque e apesar de alguma veterania, os resultados vão aparecendo.

Liverpool: Kenny Dalglish voltou a trazer esperança à cidade dos Beatles, porém nada se faz sem um bom investimento. Reina na baliza é à muito tempo incontestável. A defesa, embora algo jovem, também tem boa conta, embora tenham de se realizar algumas mexidas. No meio, também convém contratarem-se 1/2 jogadores, para fazer esquecer Gerrard (que está numa forma física deplorável). Andy Carrol está a tornar-se um verdadeiro flop, contrastando com o espetacular Luis Suárez, que tem brilhado a alto nível.
Arsenal: Ao olharmos o plantel do Arsenal a primeira coisa que nos vem à cabeça é juventude. A baliza poderá sofrer algumas alterações, na defesa, deveria juntar-se alguma experiência ao jogadores que já incluem o plantel. No meio-campo, Fábregas deixou órfão o Arsenal, que pese tenha contratado Arteta, necessita de outro centro-campista de luxo. Finalmente no ataque, a chegada de Henry é importante, mas uma vez que apenas está por empréstimo  durante dois meses, outra compra não seria de descartar.

AC Milan: Com a equipa no primeiro posto da Serie A, Massimo Allegri não tem muitos ajustamento por fazer. A posição de guarda-redes podia ser incrementada, já que é inequivocamente o ponto fraco dos rossoneri. De facto, nem Abbiati, nem Amelia, conseguem brilhar suficientemente. A defesa, como qualquer clube italiano que se preze, é coesa, organizada e bastante eficaz, não sendo por aí que existem problemas de maior. O meio-campo junta irreverência e experiência, com Kevin-Prince Boateng em foco. A frente de ataque é demolidora. Jogadores como Robinho, Pato (que poderá sair) e Ibrahimovic, são preponderantes para que os milaneses carburem e, porque não, revalidarem o título da Serie A italiana.
Inter de Milão: Depois de um início de época perturbante e mal-conseguido, respira-se ar fresco em Milão. Claudio Ranieri tornou-se técnico principal, e os neroazurri voltaram a acreditar.  A baliza está bem entregue, Júlio César é um dos melhores do Mundo na sua posição e é um dos estandartes desta equipa. A defesa é demasiado veterana, esperando-se uma lufada de ar fresco. A intermediária não funciona tão bem como com Mourinho, porém continua a ser preponderante. Sneijder é inequivocamente a cabeça-de-cartaz deste Inter renascido. O ataque, pese tenha grandes jogadores, tem sido mal-sucedio. Elementos como Diego Milito e Forlán, incompreensivelmente, não têm vindo a efetuar exibições esplendorosas, “safando-se” Pazzini que se tem revelado como uma boa aposta.

Juventus: "Mudasti!" A famosa frase publicitária assenta que nem uma luva nesta Juventus. Com um treinador que promete levar a Vecchia Signora aos tempos de glória da mesma, está tudo preparado para o início da revolução! Buffon, embora com vários problemas físicos, continua a ser o keeper de serviço. A defesa necessita urgentemente de laterais com valor indubitável, principalmente de um defesa-direito. No centro do campo, as coisas vão correndo bem, muito por culpa de Marchisio, que é um verdadeiro “todo-o-terreno”. O ataque, embora sem nomes muito sonantes, também tem dado cartas, principalmente devido ao “velho” Del Piero.
Bayern de Munique: De novo no rumo das vitórias, Jupp Heynckes promete remodelar uma parte da equipa. Na baliza Neuer, contratado no verão, não dá veleidades à concorrência. A defesa é segura e agressiva. O meio-campo é de combate, sendo muito virado para o ataque. Por fim a ofensiva é bem constituída. Ribéry, Robben, Müller e Mario Gómez são eficazes e chegam para os “bávaros”.

Lyon: Ainda a tentar recuperar o ceptro de vencedor da Ligue 1, o Lyon promete investir forte neste mercado. Lloris é completamente indiscutível na baliz, enquanto que a defesa é muito permeável. O meio-campo/ataque funcionam com fluência e com qualidade.

Fernando Machado

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.