quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Lendas e Glórias: Giacinto Facchetti

Ao longo da prodigiosa história, existiram grandes capitães, nenhum deles como Giacinto Facchetti. Em 1960, com apenas 18 anos, rumou ao seu clube de sempre, o Inter de Milão. A adaptação do lateral ao clube de Milão não foi muito fácil, tendo durante o primeiro ano, sentido bastantes dificuldades. Porém Il Capitano, como foi apelidado devido à forma inigualável de conduzir as suas equipas ás vitórias, consegiu superá-las, com muita humildade e esforço. A glória do italiano começou a escrever-se na temporada de 1962/63, ano em que, pelos neroazurri, obtém o primeiro título "a sério", a Liga Italiana. Aliás, "O grande capitão", venceu quatro Scudetto, em 1964/65, 1965/66 e 1970/71. Porém o que tornou Facchetti herói foram as duas Ligas dos Campeões que venceu. Em 1964 e 1965 o Inter foi o rei da Europa, devido ás Champions que nesses anos se celebraram, muito devido à mestria de Giacinto. De resto, o defesa-esquerdo ainda haveria de vencer duas Taças Intercontinentais e uma Taça de Itália.

Facchetti, embora lateral-esquerdo (jogaria a central e a líbero já no fim da carreira), era um jogador que apontava alguns golos, quase 100, durante a sua enigmática carreira. Discreto mas eficaz na marcação e no desarme, il cipe dava tudo po um lance, como se fosse o último da sua vida. Como reconhecimento, a France Football colocou em segundo lugar na Bola de Ouro de 1965, apenas superado pelo português Eusébio. Além do mais, Giacinto, foi considerado o 16º melhor jogador do século passado, superando estrelas como Maldini ou Ruud Gullit. Como reconhecimento do Inter (o seu clube de sempre), tornou-se presidente honorário do clube, até à data da sua morte, em 2006.

Nota Final: 18/20

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.