quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O renascimento da Vecchia Signora

No início da corrente temporada, eram poucos os que equacionavam um bom campeonato para Juventus que passaria obrigatoriamente pela conquista da liga principal de Itália. Na última temporada, o histórico italiano não fez melhor que um 7º lugar, muito pouco, para o emblema mais laureado na península itálica. No princípio deste ano desportivo, era possível observar os ares de mudança que embriagavam Turim. Novo treinador (Antonio Conte) e, como é usual, novos jogadores, entre eles o experiente Andrea Pirlo, que deixara o rival AC Milan. De acrescentar que, ara além do centrocampista italiano, também o chileno ex-Leverkusen, Arturo Vidal, e o avançado ex-Roma, Vucinic, foram reforços. Em janeiro, Martín Cáceres rumou igualmente a Turim.

Habituado a ser um emblema em que a experiência é palavra de ordem, a Juventus não se coibiu este ano de rejuvenecer a equipa, com os atletas atrás mencionados. Numa análise mais profunda ao plantel da "Juve", pode-se constatar que esta equipa é competente em todas as posições do terreno. Buffon é, para muitos, o melhor guarda-redes do mundo, sendo ao mesmo tempo a "bandeira" da Vecchia Signora. No centro da defesa, Cáceres juntou-se a Chiellini, formando uma das melhores duplas de centrais da Serie A. Liechsteiner veio cobrir a ala direita, um dos pesadelos da Juventus no ano transato. A lateral esquerda fica a cargo de De Ciglie e Fabio Grosso. No meio-campo, Pirlo e Marchisio ou Vidal são peças-chave, conferindo ao clube de Turim segurança e domínio do centro do campo. No ataque, as opções abundam, em quantidade e qualidade, entre os nomes Matri, Del Piero, Vucinic, Quagliarella e Simone Pepe.

Com todos estes argumentos, é evidente que a Juventus tem condições para lutar pela Serie A de forma constante, tentando repetir um feito que não se reproduz desde a época de 2004/05, ano em que abafaram a concorrência, obtendo o scudetto.

Fernando Machado

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.