domingo, 17 de junho de 2012

Lewandowski: o "matador" da Renânia

Tem 23 anos e um talento infalível. Falemos de Robert Lewandovski, um dos avançados com mais futuro no futebol mundial. Despontou no modesto Znicz Prusków, tendo sido mais tarde transferido para outro clube polaco, este de mais qualidade, o Lech Poznan. Aí, começou a brilhar, tendo logrado, na temporada 2009/10, a marca de 18 golos no principal campeonato polaco. Após tal marca, vários clubes de topo tentaram a sua contratação, mas haveria de ser o Borussia Dortmund a levar a melhor.

No seu primeiro ano de amarelo, efetuou 43 jogos, apesar de 18 deles terem sido feitos como suplente. Apesar de tudo, começou a demonstrar faro pelo golo, que o fez chegar à marca dos 9 golos, em todas as competições, no ano de estreia na Alemanha. Perante tais números, esperava-se que 2012 fosse o ano da afirmação de Robert. E assim foi. Ao longo desta temporada, que culminou com a "dobradinha" do Dortmund, Lewandovski assumiu um papel fundamental. Ao longo desta anos futeolístico, o polaco colocou-se no pódio, no que a goleadores diz respeito, na Bundesliga, tendo anotado 22 golos. Além do mais, Robert foi o melhor marcador da Taça da Alemanha, com 7 golos. Ah! Ainda marcou um golo na Champions. Tudo somado perfaz um total de 30 golos oficiais, nada mau para um jovem nestas andanças. Para terminar o ano em grande, Lewandovski ainda foi convocado para o Euro'12, no qual apontou um golo e foi o melhor jogador da Polónia, que, no entanto, não passou da fase de grupos.

Desde Boniek e Lato que não vejo tanto talento num jogador polaco. Lewandovski é uma mescla de finalizador nato, rapidez, boa compustura, fisicamente forte e tecnicista. Consequentemente, Lewandovski marca imensos golos, algo que ficou provado pelos 30 golos, oficiais, que o próprio apontou esta época. A questão principal é, como será Lewandovski daqui para a frente? Se continuar assim, não há dúvidas: estará na restrita galeria de futebolista que alcançaram o Olimpo do futebol.

Fernando Machado

1 comentário:

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.