sábado, 30 de junho de 2012

Mais transparência em Portugal

Ontem, finalmente, foi decretado o fim dos empréstimos entre clubes da mesma divisão, algo proposto por Rui Alves (presidente do Nacional) que obteve 19 votos a favor, 9 contra e uma abstenção. Uma decisão que certamente ajudará o nosso futebol a desenvolver-se. De relembrar que esta medida é já um facto em campeonatos como o inglês.

Muito provavelmente, os clubes mais pequenos e com menor capacidade financeira poderão sofrer um pouco por não puderem usufruir da ajuda dos "grandes", além de terem de abortar o trabalho feito nos últimos meses (muitas equipas já tinham jogadores garantidos neste processo), porém poderão apostar mais na formação e surgirão assim mais jovens atletas portuguesas. Por outro lado, Benfica, FC Porto e Sporting serão agora obrigados a emprestar os seus excedentários mais promissores e/ou de maior valor a clubes ligas estrangeiras, pois é claro que para jogadores como Urreta ou David Simão a 2ª Liga e, consequentemente, a equipa B não são opções.

Voltando ao ponto de destaque desta medida, era já conhecido e discutido o facilitismo que os futebolistas emprestados demonstravam quando defrontavam o clube com o qual tinham contrato, mas também, por vezes, surge a sensação de que esses mesmos atletas entregam-se mais ao jogo quando atuam perante os grandes rivais do seu "clube-mãe". Resumidamente, esta decisão irá eliminar todas essas afrontas à verdade desportiva ou não, caso os "senhores" do futebol português consigam, de alguma forma, contornar esta situação.

1 comentário:

  1. Pois é verdade agora só falta evitar que os clubes da Madeira não mais recebam subsídios do governo da ilha para que não haja concorrência desleal,ou não será assim?

    ResponderEliminar

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.