quarta-feira, 4 de julho de 2012

Em busca do título

Nelson Oliveira, Javi Garcia, Witsel e Bruno César (2011/2012)
Jorge Jesus parte para a sua quarta época na Luz, mas nunca teve tanta responsabilidade sobre os seus ombros. Após duas temporadas sem vencer o título, o Benfica é praticamente obrigado a ser campeão.

O mais importante é não cometer os erros do passado, porque, sejamos francos, o emblema encarnado possui o melhor plantel em Portugal. Será essencial que a equipa se foque no seu objetivo principal, o título. No ano passado, a Liga dos Campeões desgastou muito a equipa que não conseguiu manter a vantagem pontual sobre o FC Porto. Além do mais, é essencial reforçar algumas posições, como a de defesa-esquerdo, a de defesa-direito, a de médio-centro e, possivelmente, a de defesa-central. Outro ponto a referir é a provável saída de algumas das "estrelas da companhia" (Javi García, Witsel, Gaitán e Cardozo são muitos pretendidos) que terão de surgir para equilibrar as contas do clube, obrigando à contratação de substitutos.

Análise aos reforços


Paulo Lopes (ex-Feirense): Claramente uma contratação a pensar nos regulamentes. O guardião de 33 anos é português, veio a custo zero e, acima de tudo, é formado no clube. Apesar de ter passado a maior parte da carreira em divisões secundárias, sempre mostrou qualidade e, na última época, exibiu-se a grande nível no Feirense. Deverá ser a 2ª ou a 3ª opção para a baliza, dependendo do papel de Mika no clube (caso o jovem aceite jogar na equipa B, Lopes será a 2ª opção).
Luisinho (ex-Paços de Ferreira): Tem qualidade, mas não para ser titular num clube com o Benfica. Com 27 anos, não deverá evoluir muito mais, porém poderá ser uma excelente hipótese ao titular e é português. O ex-Paços apresenta na velocidade, na qualidade técnica e na raça as suas maiores qualidades.
Ola John (ex-Twente): A melhor e maior (custou 9 milhões de euros) contratação em Portugal até ao momento. O extremo holandês é jovem e acrescentará muita qualidade ao plantel. É muito rápido, potente, tecnicista, tem remate fácil e os seus cruzamentos costumam ser certeiros.
Hugo Vieira (ex-Gil Vicente): O avançado português de 23 anos (que também pode atuar a extremo) é, sem dúvida, uma excelente contratação para os encarnados. Vem a custo zero, é rápido, ágil e agressivo. Deverá aprimorar a sua finalização.
Michel (ex-Paços de Ferreira): O ponta-de-lança brasileiro vem acrescentar potência ao plantel encarnado. Apesar de ser um tanto lento, o atleta de 25 anos é imponente e o seu remate costuma ser certeiro e poderoso. Poderá ser a 27ª opção da equipa principal, atuando por norma na equipa B.

Análise às possíveis contratações


Nélson (Bétis): Apesar de já ter 29 anos, o regresso do luso-cabo-verdiano seria certamente bem recebido pelo 3º Anel. É certo que Maxi Pereira necessita de um substituto e o jogador do Bétis seria uma excelente opção.
Luís Neto (Nacional): Caso Jardel seja vendido, o jovem central português de 24 anos seria um excelente substituto (Roderick deverá voltar a rodar para ganhar experiência). Tem margem de progressão, é rápido e muito inteligente a ocupar espaços.
Marcos Rojo (Spartak Moscovo): Parece ser óbvio que o Benfica necessita de um defesa-esquerdo titular e, caso Jorge Jesus opte por um jogador mais defensivo, o jogador albiceleste de 22 anos seria a opção certa.
Siqueira (Granada): Na minha opinião, o lateral brasileiro de 26 anos seria a melhor opção para a lateral esquerda encarnada. Oferece muita profundidade, é rápido, muito bom taticamente e dá muita segurança à equipa.
Eliseu (Málaga): O lateral luso de 28 anos poderia ser o eleito caso a necessidade de contratar jogadores portugueses seja extrema. É rápido e permite à equipa ter outro balanceamento ofensivo.
Anderson (Man. United): Com 24 anos, Anderson parece não ter espaço em Manchester, mas o médio brasileiro seria certamente uma mais-valia para o clube da Luz. Sabendo que Aimar não jogará tanto quanto no ano passado, será essencial ter outro 10 na equipa. Além do mais, o canhoto poderia ser também o substituto de Witsel.
Manuel Fernandes (Besiktas): Português, formado no Benfica e médio-centro: características que levam os dirigentes benfiquista a pensar no jogador de 26 anos para ser o suplente de Axel Witsel.
Salvio (Atl. Madrid): O extremo argentino de 22 anos deixou saudades na Luz e, caso Gaitán siga outros rumos, Salvio poderia ser contratado. Muito completo, rápido e tecnicista, seria certamente uma excelente solução para Jorge Jesus.
Taison (Metalist): O extremo brasileiro seria igualmente uma excelente hipótese para a "asa" esquerda da águia. O seu poder de explosão poderia adicionar algo à turma lisboeta que esta ainda não tem.

1 comentário:

  1. Caro Francisco,
    Foi adicionado, continuação de bom trabalho e votos de tudo de bom para o Golo de Placa.

    ResponderEliminar

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.