sábado, 21 de julho de 2012

Valery Lobanovsky: O mítico treinador do Dínamo de Kiev

O Dínamo de Kiev nasceu em 1927, mas apenas se tornaria verdadeiramente conhecido no futebol mundial a partir de 1973. Nessa data, Valery Lobanovsky regressava a casa, após ter treinado o Dnipro, equipa de menor expressão na Ucrânia. Lobanovsky já anteriormente tinha representado os Bilo-Syni, mas sem grande sucesso. Antes de Lobanovsky, o clube sediado na Ucrânia não passara dos três títulos oficiais. Posteriormente, o Dínamo venceu 47 competições, Lobanovsky não as venceu todas mas, tal como José Maria Pedroto no FC Porto, também Valery construiu as bases que guiariam os de Leste a serem um dos clubes mais representativos, anualmente, nas competições europeias. Na primeira parte da aventura de Lobanovsky nos ucranianos (1974/86), os de Kiev venceram 7 títulos de campeões da extinta URSS, 4 taças da URSS e 3 Supertaças. Lobanovsky conseguiu, inclusivamente, levar o seu clube à conquista no exterior, graças à Taça das Taças, competição vencida no decorrer da temporada 1985/86, uma das melhores da história do Dínamo.

Entretanto, Valery incorporou-se noutros projetos, nomeadamente de seleções, com passagens fugazes e esporádicas pelo seu clube do coração. No Europeu de 1988, Lobanovsky alcançou fama internacional. Não só por lograr ser finalista com a URSS, mas também porque essa seleção soviética apresentou um dos melhores estilos de futebol da história. Estilo este que só foi parado na final, devido ao fantástico vólei de van Basten, e de uma "laranja mecânica" fantástica. De 1994 a 1996 foi milionário no Kuwait, onde treinou a seleção nacional porém, novamente, o apelo de casa falou mais alto, tendo regressado ao "seu clube". Aí conquistou 5 ligas ucranianas e 3 taças, para além de potenciar alguns dos melhores jogadores ucranianos da próxima geração. Entre esses jogadores, destaque-se Shevchenko, que sempre se demonstrou grato pela preciosa ajuda de Lobanovsky no seu crescimento.

Valery Lobanovsky faleceu em 2002, num hospital na capital da Ucrânia, enquanto, apesar de tudo, assumia o cargo de treinador do Dínamo de Kiev. Em sua memória, o emblema de Leste construiu uma estátua sua, em frente ao seu estádio, também com o nome do mítico timoneiro ucraniano.

1 comentário:

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.