quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Vontade de fazer mais

Ricardo Sá Pinto tem a árdua tarefa de conquistar algum troféu esta temporada. Os leões não vencem nada desde 2008, a quando da vitória por 2-0 sobre o FC Porto na Supertaça Cândido de Oliveira, algo que, sejamos francos, é muito pouco para um clube com as aspirações, os adeptos e a História do Sporting. Aliada à necessidade de vender jogadores que já levou João Pereira (3,7 milhões de euros) e Matías Fernandéz (3 milhões de euros) para longe de Alvalade, surge este ano a política de contratar atletas a custo zero (Rojo é a exceção que confirma a regra) e de apostar na "prata da casa", face à atual situação económico-financeira europeia. No entanto, isso não tem sido impeditivo de formar uma equipa de valor e a turma verde e branca com novos bons valores surge pronta a atacar as quatro frentes em que se verá integrada. Falta saber quem mais sairá: um central (teoricamente Onyewu) e um outro futebolista que permita obter um bom encaixe financeiro, opção que poderá recair em Rui Patrício, Insua, Schaars ou Elias.

Guarda-redes: Caso permaneça em Alvalade, Rui Patrício deverá ser o dono da baliza leonina. Se sair, Sá Pinto poderá apostar em Marcelo Boeck (que já deixou boas indicações) ou ir buscar outro "keeper". Jefferson e Ron-Robert Zieler seriam boas opções e encaixariam na política de contratações dos leões. Vítor Golas será o titular da equipa "B" e o 3º guardião da equipa principal.
Defesa-direito: O jovem luso Cédric Soares fez uma grande época e deverá ser a aposta de Sá Pinto neste setor. A qualidade é vasta e esta poderá ser a sua época de explosão. Pereirinha cumpre e será a 2ª opção para a posição.
Defesa-central: Marcos Rojo tem o lugar garantido no lado esquerdo do eixo defensivo e será um dos destaques dos leões devido à sua qualidade técnica e capacidade tática. Boulahrouz e Xandão discutirão o outro lugar na dupla de centrais e ambos apresentam garantias. Carriço ou Onyewu: um deles será o 4º central e o outro sairá. Nuno Reis jogará por norma na "B" e, numa eventualidade, virá à "A" para colmatar alguma lesão ou suspensão.
Defesa-esquerdo: Caso Insúa fique, será dono e senhor do lugar. Pranjic será a principal solução e também pode jogar à frente, sendo sempre sinónimo de qualidade. E não esquecer que Rojo também pode atuar aqui... Ou seja, esta é, porventura, a posição mais forte dos leões.
Médio-defensivo: Fito Rinaudo parte como titular para a época que se avizinha, mas Gelson Fernandes espreita uma oportunidade. O argentino é mais um construtor de jogo e a sua agilidade no corte é impressionante. Por sua vez, o suíço é mais forte fisicamente e mais inteligente taticamente.
Médio-centro: Elias e Schaars discutirão um lugar nesta posição. O centrocampista brasileiro parte em vantagem devido à sua tremenda qualidade e o holandês até poderá ser titular mais à frente, a 10. Adrien e André Martins são as restantes hipóteses e ambos conferem garantias, se bem que o primeiro poderá sair.
Médio-ofensivo: Izmailov já não tem a fugacidade de outros tempos e já no passado jogou nesta posição (na ala já não rende). O marroquino Labyad (ótimo jogador), Schaars e André Martins lutarão pelo lugar do russo.
Extremos: Carrillo, na direita, e Diego Capel, na esquerda, têm tudo para serem os donos deste lugar pelo que fizeram na época passada. Jeffrén, caso exploda esta temporada, também poderá ser um caso sério. Wilson Eduardo será a 4ª solução e mesmo Labyad, Insua e Izmailov poderão dar uma "perninha".
Ponta-de-lança: Aqui é tudo simples - Wolfwinkel titular, Viola suplente e Diego Rubio terceira solução. Nenhum é um atacante esplendoroso, pelo menos por enquanto, mas nenhum deles é um mau jogador.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.