terça-feira, 9 de julho de 2013

FC Porto 2013/2014: À procura do Tetra

Dois anos com Vítor Pereira ao leme resultaram em dois títulos. Nada mau para alguém tão criticado pela comunicação social e que tantas vezes pareceu ter tudo perdido, ainda para mais quando nos apercebemos que apenas somou uma única derrota em partidas a contar para o campeonato. Todavia, parece que o futebol praticado pelo FC Porto nos últimos tempos não agradou a Pinto da Costa e, por isso, Paulo Fonseca é agora o timoneiro dos dragões.


O 3º lugar atingido na época transata pelos "castores" era absolutamente impensável há um ano atrás, mas o bom trabalho levado a cabo pelo técnico na Capital do Móvel permitiu concretizar o inimaginável. Agora, com melhores recursos, espera-se que consiga suplantar esse feito histórico, conquistando o título e tentando chegar o mais longe possível na Champions.

Guarda-redes: Hélton é para durar. Não obstante os seus 35 anos, o guardião brasileiro continuará a ser certamente o dono da baliza azul e branca, já que o nível das suas prestações nas últimas temporadas permanecem a um nível muito elevado, tanto que em 2012/2013 foi considerado o melhor do campeonato na sua posição. Fabiano serve para suplente.

Defesa-direito: Apesar de não deslumbar, Danilo é exímio defensivamente e, no plano ofensivo, consegue criar alguns desequilíbrios, sendo o seu timing de subida perfeito. O que Fucile poderá oferecer à turma portuense é, neste momento, uma incógnita, porém, de qualquer das formas, Maicon será capaz de ocupar o lugar. Mesmo assim, é recomendável que seja contratado um lateral que possa atuar em ambas as alas. O italiano do Newcastle, Davide Santon, ou o japonês do Estugarda, Gotoku Sakai, poderiam desempenhar esse papel.

Defesa-central: Este é o posto que, porventura, possui mais qualidade no plantel dos dragões. Otamendi e Mangala formaram uma dupla muito sólida no decorrer da última temporada e, caso nenhum deles rume a outras paragens, será expectável que continuem a ter a oportunidade de se exibirem a alto nível. Diego Reyes, que custou 9 milhões de euros, deverá ficar na sombra do argentino e do francês, desenvolvendo o seu futebol - tem que ganhar "corpo" e melhor taticamente - para que um dia possa ser o patrão da defesa. Entre Rolando, Maicon e Abdoulaye, um deles ficará como o 4º central. E não nos podemos esquecer do promissor Tiago Ferreira, que estará à espera de oportunidades para se mostrar.

Defesa-esquerdo: O brasileiro Alex Sandro é um excelente jogador e continuará, com certeza, a aguçar o apetite dos "tubarões" europeus. Quiñones poderá também ter as suas chances.

Médio-defensivo: Fernando, um autêntico génio tático, era essencial para Vítor Pereira e, caso tudo corra pela normalidade, continuará a sê-lo com Fonseca. Defour poderá também jogar nesta posição.


Médio-centro: Muitos jogadores para apenas 2 lugares. Após a saída de Moutinho, Lucho, o recém-chegado Herrera e Defour (todos eles guerreiros tecnicistas, tal como se gosta no Dragão) estão na linha da frente na luta pela titularidade. Todavia, não podemos olvidar o facto de que Castro tem também sido preparado para esta eventualidade, sendo as suas características muito idênticas às do novo atleta do Mónaco. Os reforços Tiago Rodrigues, Josué e Carlos Eduardo poderão ficar ou não. Tudo dependerá da pré-época que realizarem.

Extremo: Varela pertencerá regularmente ao 11 inicial. Isso é um dado praticamente adquirido devido ao seu passado e à sua capacidade de desequilíbrio. Para a ala oposta à do internacional português, terá que chegar um reforço. Bernard, apesar da sua tremenda qualidade, parece ser muito caro. Sendo assim, a solução deverá passar pelo mago colombiano do Pescara, Quintero. A sua qualidade técnica permitir-lhe-á substituir o seu compatriota James com a eficácia exigida pelos portistas. Licá, Kelvin e Izmaylov estarão lá para a rotação do plantel. A falta de atitude de competitiva de Iturbe e a juventude de Ricardo Pereira (para além do péssimo Mundial sub-20 que realizou) levarão muito provavelmente a que o futuro de ambos passe, pelos menos por enquanto, na equipa B ou até noutro clube.


Ponta-de-lança: O melhor marcador do passado campeonato, Jackson Martínez, é garantia de golos e, apesar do assédio de clubes como o Barcelona, o Nápoles e o Tottenham, continuará de dragão ao peito. Nabil Ghilas chega para fazer concorrência ao colombiano e o que fez em Moreira de Cónegos é um bom augúrio para o seu futuro na Invicta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.