quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Benfica e FC Porto com altas probabilidades de passarem

Realizou-se hoje o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, edição 2013/14 que terminará no Estádio da Luz. Os dois clubes portugueses em prova (Benfica e FC Porto), que curiosamente faziam parte do pote 1, ficaram, assim, a conhecer os adversários com quem medirão forças. As águias enfrentarão, no grupo C, o PSG, o Olympiakos e o Anderlecht, ao passo que os dragões terão a vida um pouco mais difícil, jogando ante o Zenit, o Atlético de Madrid e o Áustria de Viena no grupo G.


Análise à "sorte" dos lusos:

Benfica: À imagem do ano transato, os encarnados foram sorteados num grupo que lhes permite sonhar com a passagem aos "oitavos". Efetivamente, mesmo o PSG, claramente o maior rival, pode ser suplantado pelos comandados de Jorge Jesus, já que o início de temporada não tem sido muito prometedor (a mudança de treinador pode ser um dos motivos). Relativamente ao Olympiakos, é necessário ter cautela, pois o clube do Piréu tem construído uma autêntica "ditadura" nacionalmente e, em casa, pode vir a revelar-se complicado. Finalmente, o Anderlecht, sem o fulgor de outros tempos (já não tem capacidade para chegar à final de uma competição internacional) continua a ser perigoso, principalmente na posição de visitado. Independentemente de tudo, os lisboetas têm obrigação de passar, quer pelo facto de terem partido no pote dos "favoritos", quer pelo facto de não serem obrigados a deslocações muito cansativas.

FC Porto: Grupo mais difícil que há um ano mas que, mesmo assim, abre boas perspetivas para atingir a próxima fase da Champions. Claramente, serão três os candidatos para os dois primeiros postos: os portistas, Atlético de Madrid e Zenit, sendo que o Áustria de Viena pode ser importante para retirar pontos aos favoritos. Os espanhóis, apesar de tradicionalmente se darem mal com os ares do Dragão, têm-se revelado uma equipa cada vez mais fiável, incapaz de lutar pela La Liga, é verdade, mas ainda assim com condições para realizar boas prestações nas provas da UEFA. O caso dos russos é um pouco diferente, já que são dotados de grande irregularidade, o que numa competição deste calibre pode revelar-se fatal. No entanto, a qualidade individual de alguns elementos (nomeadamente Hulk, que regressará a "casa") tem de ser tida em conta. Por fim, os austríacos, como já foi comentado, estão à parte, pelo que não se deve aguardar muito dos de Viena. É caso para dizer que podia ser pior, mas também melhor. Contudo, em condições normais, estes representantes nacionais têm tudo para prosseguir a sua carreira nesta edição da Champions.

Restantes grupos:

A: Manchester United; Shakhtar; Bayern Leverkusen; Real Sociedad;
B: Real Madrid; Juventus; Galatasaray; Copenhaga;
D: Bayern Munique; CSKA; Manchester City; Viktoria Plzen;
E: Chelsea; Schalke; Basileia; Steua;
F: Arsenal; Marselha; Dortmund; Nápoles;
H: Barcelona; Milan; Ajax; Celtic;

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.