domingo, 18 de agosto de 2013

FC Porto e Sporting vencem; Benfica perde

Hoje assistimos a uma verdadeira maratona de partidas de futebol da Primeira Liga: ás 15:45, encetou o Sporting-Arouca; de seguida, a partir das 17:45, decorreu o confronto entre Marítimo e Benfica; finalmente, às 20:00, o Vit. Setúbal recebeu o FC Porto. Dos "três grandes", apenas os leoninos (5-1) e os dragões (3-1) venceram, já que os encarnados começaram da pior forma o campeonato nacional, averbando uma derrota na Madeira (1-2). Todavia, todos os emblemas atrás mencionados tiveram relativas dificuldades nos respetivos jogos, que se revelaram emocionantes...


Num estádio de Alvalade com cerca de 30 mil pessoas, o Sporting começou a Liga 2013/14 com uma excelente exibição e consequente vitória (5-1). Porém, o resultado não espelhou exatamente o que ocorreu no campo, até porque, logo aos 19 minutos Bruno Amaro, após canto, colocou o Arouca na frente do marcador, justificando a lentidão leonina. Contudo, a resposta dos verde-e-brancos foi pronta que, em menos de 10 minutos, deram a volta ao resultado, começando, simultaneamente, a imprimir um ritmo mais alto, que colocou a "nu" as fragilidades dos visitantes. Primeiro, aos 30', Maurício voltou a marcar (já o havia feito na pré-temporada), revelando ser um central com apetência pelo golo. Oito minutos depois, foi a vez de Montero fazer o gosto ao pé, após assistência de Wilson Eduardo (a ver se é desta que deixa a sua marca no clube). No segundo tempo, os visitados continuaram a dominar, enquanto que o clube de Pedro Emanuel só criava perigo com remates de fora da grande área. Assim, foi com naturalidade que a turma de Leonardo Jardim dilatou a vantagem, apontando mais três golos: aos 66', por intermédio de Wilson Eduardo e aos 70' e 87' novamente por Montero, evidentemente o maior destaque. Nota também para William Carvalho (grande exibição, a ser um autêntico "pulmão") e para Wilson Eduardo (um golo e uma assistência). Gerson Magrão, porém, foi o sinal menos, realizando uma exibição paupérrima (até foi substituído por André Martins antes do intervalo).

Continua a malapata do Benfica: já são 9 anos consecutivos sem vencer na primeira jornada. Desta feita, derrota perante o Marítimo, por 2-1, numa partida em que os lisboetas nunca estiveram realmente bem. Na primeira parte, a equipa comandada por Jorge Jesus esteve melhor, dominou, mas raramente incomodou José Sá. Do outro lado, a resposta foi tremendamente eficaz: em tempo de descontos, Artur Moraes comete falta, dentro da área, sobre Derley, que cobraria o respetivo penálti. A etapa complementar até começou positivamente para os visitantes, já que o recém-entrado Rodrigo, a passe de Lima, empataria o duelo. No entanto, a partir daí assistimos a um autêntico deserto de ideias, pois o Benfica, tendo a bola, nunca soube o que fazer com ela. Souberam os insulares que, numa das poucas oportunidades que tiveram, não falharam, com Sami, após centro de Heldon, a marcar um belo golo à ponta de lança. A partir desse momento, a correr contra o tempo, o emblema presidido por Luís Filipe Vieira já não conseguiria empatar a partida. O homem do jogo foi claramente Sami, não só pelo golo, mas também pelas constantes correrias desenfreadas que levou a cabo e que causaram problemas ao adversário. Das hostes de Pedro Martins, também há que falar em Derley (revelou uma grande presença no ataque) e José Sá (boa partida com um punhado de boas intervenções). Do lado oposto, quase só há pontos negativos: Cortez e Maxi foram uma nulidade nas alas; a dupla de centrais demonstrou-se muito insegura e deu muita liberdade aos oponentes; Enzo esteve muito abaixo do habitual; e Djuricic e Amorim fizeram por serem substituídos ao intervalo.

No último embate do dia, o Vitória de Setúbal revelou-se um "osso duro de roer" para o FC Porto. No primeiro tempo, foram os da casa a dominar: excelente exibição, pouco espaço dado aos criativos do adversário e um golo, aos 14', por Rafael Martins. A segunda parte começaria recheada de polémica. Aos 48 minutos, Dani comete grande penalidade sobre Jackson Martínez, o que permitiu a Josué empatar o jogo, apontando o seu primeiro tento desde que chegou aos dragões. De seguida, estalou a confusão: Kieszek, alegadamente, agride o autor do golo portista e é imediatamente expulso. Contudo, o empate não serviu de tónico para os comandados de Paulo Fonseca partirem para uma exibição tranquila, pelo que foi necessária a entrada de Quintero que, em dois minutos, colocou a sua equipa na frente do marcador, acalmando os ânimos. Com menos um elemento em campo, o Setúbal não deixou, mesmo assim, de procurar mais um golo. Porém, Jackson, aos 88', fecharia as contas. Os colombianos Quintero (apontou um grande golo e revolucionou o jogo dos azuis-e-brancos) e Jackson (golo e penálti ganho) foram os destaques dos visitantes, enquanto que do lado oposto despontou Rafael Martins (um golo e uma partida de sacrifício).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.