sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Liga Europa: Braga e Estoril com grupos à vista

A Liga Europa correu de feição às equipas portuguesas em prova.

O Sporting de Braga foi o primeiro a entrar em campo e cumpriu o seu dever em território romeno. Por sua vez, o estreante Estoril não se quis deixar ficar atrás e dominou o seu adversário do princípio ao fim, apresentando um futebol vistoso e muito interessante. Grande início de época para Jesualdo Ferreira e Marco Silva.


O Sporting Clube de Braga garantiu uma preciosa vitória em solo romeno por 1-0.

O jogo começou repartido mas com um Braga a querer marcar e enervar o inferior Pandurii. Os romenos, apesar de jogarem em casa, respeitaram em demasia o Braga e sentiram o poderio da equipa lusa. Aos 26 minutos de jogo Rúben Micael dispara forte à entrada da área, ficando a centímetros do golo. De seguida, numa das raras investidas do clube romeno, é Eduardo a mostrar serviço e a fazer uma defesa de recurso mas plena de reflexos, evitando o autogolo do jogador bracarense. O intervalo chegou e o marcador encontrava-se em branco, apesar do ascendente português. Se a primeira parte acabou com um nulo, já a segunda começou logo com golo de Yazalde e do Braga. Nasce num movimento para dentro de Rúben Micael que de pronto disfere um remate colocado e fora do alcance do guarda-redes da equipa da casa, mas que embate no poste. No seguimento, Alan aparece solto no lado contrário e com um remate que mais parecia cruzamento, coloca a bola nos pés do avançado Yazalde. O português só teve de encostar e agradeceu a oferta. Festa bracarense na Roménia. Daqui para a frente o Braga passou a jogar mais na expectativa e o Pandurii pouco ou nada conseguiu fazer, à excepção das tradicionais bolas bombeadas para a área, na parte final do jogo. O Braga nunca sentiu verdadeiramente o perigo e antes do final do jogo, Rúben Micael voltou a ter uma soberana oportunidade mas não conseguiu ultrapassar o guarda-redes. Apito final, Braga venceu, mostrou-se presente nesta Liga Europa e muito provavelmente estará na fase de grupos da competição.

Quanto ao estreante Estoril, uma exibição de encher o olho e uma vitória confortável.

Os pupilos de Marco Silva estão moralizados e empenhados em fazer história. Tentando tirar partido do sorteio e do factor casa já no primeiro jogo, os canários entraram impondo um ritmo forte, decididos a acabar com a eliminatória já em Portugal. É certo que o resultado podia ter sido bem mais dilatado mas este 2-0 praticamente sentenciou a eliminatória.
O Pasching vinha a Portugal jogar um pouco como o Estoril. Sem grandes expectativas, somente saborear o momento. Só que a equipa portuguesa não deu nenhum prazer aos austríacos e aniquilou-os com um futebol bonito e "rendilhado". Aos 10 minutos de jogo já os canarinhos venciam por 1-0 com golo de Evandro (sim, o mesmo que marcou o golo da qualificação em Israel e dois frente ao Nacional na primeira jornada da liga) a aproveitar uma desatenção defensiva austríaca.
Carlitos, um dos mais experientes do lado do Estoril, foi a figura do jogo. Deu espectáculo com um remate de bicicleta verdadeiramente sensacional, onde a bola saiu um tudo nada ao lado e, ainda antes do intervalo, com uma finalização colocada fez o 2-0 e quebrou o frágil adversário. Golaço de Carlitos, festejo à Nani! Gonçalo, Evandro e Diogo Amado mostraram que o Estoril não se contentava com o 2-0 mas Berger (ex guarda-redes do Leixões) fez uma segunda parte de luxo e evitou o descalabro.
Foi aos 84 minutos que surgiu o único lance de verdadeiro perigo por parte dos austríacos e logo com polémica. O capitão Vágner saiu de forma precipitada e derrubou o avançado. Cometeu grande penalidade. O juiz turco assinalou prontamente mas, por indicação do assistente, emendou e concedeu canto, perante os protestos dos visitantes. Um lapso que veio a calhar.

Com esta jornada vitoriosa da Liga Europa, Portugal garante preciosos pontos para o ranking e a sensação de que as suas equipas vieram para ficar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.