terça-feira, 13 de agosto de 2013

Novatos a ter em conta

Todos os verões chegam a Portugal dezenas e dezenas de jogadores provenientes do estrangeiro para militar na nossa Liga. Alguns deles acabam por conseguir alcançar o sucesso e partir para outras paragens a troco de valores significativos, sendo muitas vezes responsáveis pela sobrevivência das entidades envolvidas nestes negócios.


Futebolistas como Hulk, Di María, Ramires ou Falcao servem de exemplo para muitos daqueles que partem rumo a terras lusitanas, vistas, cada vez mais, como um "trampolim" para outros voos. Afinal de contas, o nosso campeonato tem vindo a ganhar reputação ano após ano e as vendas de ativos por valores acima dos 10 milhões de euros vão-se multiplicando. Consequentemente, vai aumentando a capacidade dos clubes lusos de captar jovens promessas vindas do exterior. Se recuarmos 10 anos, seria impensável que Benfica e FC Porto adquirissem "nomes" como Witsel, Markovic ou Danilo. Como é nosso apanágio, analisamos as contratações do futebol nacional e vamos em busca daquelas que julgamos poderem vir a ser as mais vantajosas para os seus clubes.

Diego Reyes (América - FC Porto): O central mexicano tem tudo para singrar no futebol europeu. Tecnicamente evoluído, rápido e muito forte taticamente - é assim o jogador de 20 anos. No entanto, não deverá ser lançado "às feras" nos próximos tempos, principalmente devido ao seu porte físico. Para singrar no futebol europeu, terá de "ganhar corpo".

Juan Quintero (Pescara - FC Porto): Irá envergar a camisola 10 dos dragões e promete honrá-la. Várias vezes utilizado como ala esquerdo, onde este jovem colombiano poderá demonstrar todo o encanto do seu futebol será no centro, pautando o jogo azul e branco e fazendo usufruto da sua qualidade técnica e da sua visão de jogo. Sendo também muito sólido no um contra um, Quintero promete tornar-se no ídolo dos adeptos do clube da Invicta.


Hector Herrera (Pachuca - FC Porto): Chegou para ser o substituto de Moutinho e é indubitavelmente uma contratação de bom nível, tendo inclusivamente já sido eleito o melhor futebolista do torneio de Toulon. Muito bom no transporte de bola, agressivo e trabalhador, o mexicano cumprirá exatamente aquilo que é exigido na posição 8 no Dragão.

Filip Djuricic (Heerenveen - Benfica): Outro 10 clássico. Jorge Jesus chegou a afirmar que o sérvio seria um 9,5, mas colocá-lo na função de segundo avançado é "matá-lo". Para causar estragos, o novo Rui Costa da Luz precisa de jogar um pouco mais atrás. Aí poderá demonstrar toda a sua classe com os seus passes magníficos e os seus dribles encadeados. Na minha opinião, a contratação do ano em Portugal.

Lazar Markovic (Partizan - Benfica): Outro sérvio, este um pouco mais caro. Para o resgatar do Partizan de Belgrado, os encarnados viram-se obrigados a desembolsar 10 milhões de euros. É o preço a pagar por um jogador de nomeada como o internacional sérvio de apenas 19 anos, principal figura do campeonato do seu país de há dois anos a esta parte. Dentro das quatro linhas, é um jogador incrivelmente veloz e com uma capacidade de desequilíbrio fora do normal.


Lisandro López (Arsenal de Sarandí - Benfica): Não, o Benfica não contratou o antigo ponta-de-lança do FC Porto, mas sim o central albiceleste homónimo de 23 anos, já internacional por 4 ocasiões. Caracteriza-se como um defesa muito forte na marcação e no jogo aéreo. Contratado para precaver a saída do seu compatriota Garay, parece preparado para assumir a titularidade no eixo benfiquista, nem que para isso tenha que destronar o capitão Luisão.

Felipe Pardo (Ind. Medellín - SC Braga): Apesar de ainda apenas ter debutado em emblemas pertencentes ao modesto campeonato colombiano, Pardo empolgará certamente os adeptos bracarenses. Com 22 anos, este extremo encontra-se um pouco na linha de Shaqiri: rápido, possante e trabalhador.

Fredy Montero (Sounders - Sporting): A verdade é que os leões não fizeram muitas contratações e aquelas que fizeram serão de risco elevado. Em Alvalade, mudou-se de política, imperando agora a aposta na formação, mas o que é inegável é que Montero poderá causar furor em Alvalade. Apesar de já não "caminhar para novo", é um atacante de remate fácil, bom nas bolas paradas, tecnicista e suficientemente rápido.


Luís Gustavo (Barcelona - Rio Ave): Porventura a melhor contratação dos clubes pequenos este ano. Chega a Vila do Conde depois de ter sido um dos jogadores mais utilizados na equipa B dos culé - onde se formou e absorveu a cultura do tiki-taka - e a sua tremenda qualidade técnica transforma-o numa das maiores promessas lusas.

Moussa Maazou (Étoile du Sahel - Vit. Guimarães): Alto, possante e veloz - é assim aquele que outrora foi considerado uma das maiores promessas do futebol europeu. Chega a Guimarães vindo da Tunísia, porém, no seu currículo encontram-se passagens por clubes como o CSKA, o Monaco e o Bordéus. No Minho, ser-lhe-á entregue a tarefa de fazer esquecer Amido Baldé. Para isso terá de aperfeiçoar a finalização, mas o potencial está lá.

Daniel Bessa (Inter de Milão - Emp. Olhanense): Apesar de só chegar a Olhão por empréstimo, o criativo brasileiro de 20 anos é, sem dúvida, uma contratação de peso. Há uns anos, era considerado uma das coqueluches da formação do Inter. Estaremos atentos à desenvoltura do seu futebol no Algarve.

Daníelsson (AIK - Belenenses): Não obstante os seus 32 anos, o islandês (com 27 internacionalizações) é um claro acréscimo de qualidade à formação de Mitchell van der Gaag. O antigo médio do AIK Solna da Suécia é conhecido pela sua inteligência posicional, a sua qualidade de passe e os seus bons remates de longe.

Miguel Rosa (Benfica - Belenenses): Embora o seu nome já não seja desconhecido para os adeptos portugueses, esta será, estranhamente, a sua estreia absoluta na Primeira Liga, apenas aos 24 anos de idade. O melhor jogador das últimas duas edições da Liga de Honra, certamente voltará a brilhar no Restelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.