sábado, 31 de agosto de 2013

Os estreantes no derby eterno

Benfica e Sporting são os dois grandes de Lisboa que todos os anos proporcionam o derby português mais escaldante. A cidade já se habituou a todo este encanto que antecede os jogos, desde o frenesim inicial, de apostas, previsões e discussões de tácticas até ao seu demorado estado de acalmia, onde os dias seguintes trarão um ego tão elevado ao adepto vencedor e que todos os demais tentarão evitar... Assim é o derby de todas as emoções, de todas as histórias e de todos os encantos. Passa de avó para neto ou de pai para filho, mas tem a capacidade de parar uma cidade ou até mesmo um país. O verde e o Vermelho ganham uma importância tal que ninguém fica indiferente. Hoje é dia de derby e estão convocados os estreantes Fredy Montero, Welder, Maurício, Gerson Magrão, Slimani e Cissé pelo lado leonino e Markovic, Funes Mori, Bruno Cortez, Djuricic, Sulejmani e Fjesa, pelo lado encarnado.
Será que estes estreantes saberão a importância de um derby?


Começando pelo lado da equipa da casa, o Sporting Clube de Portugal procura estabilidade directiva e uma época de recuperação, capaz de alcançar as competições europeias e os lugares cimeiros. Tendo um plantel extremamente jovem e maioritariamente formado por jogadores da sua "cantera", destacam-se os novatos nestas andanças:

Fredy Montero - o avançado colombiano chegou agora a um clube europeu, pela porta do nosso país e arcando com a responsabilidade de manter a imagem de marca dos colombianos: golos, classe e espetáculo. Após um início de campeonato prometedor, com 4 golos em 2 jogos na liga, Montero entra hoje em campo para um jogo completamente diferente dos que tem jogado e recaindo sobre ele a esperança de milhares de adeptos. Veremos se conseguirá arranjar espaço a Garay e/ou Luisão, procurando fazer uso da sua técnica individual apuradíssima.
O jovem lateral brasileiro Welder já jogou no "Timão" e está habituado a ambientes complicados mas, ao ritmo do futebol europeu, o de hoje, é o primeiro. Provavelmente começará no banco mas com certeza vibrará com os companheiros e quererá iniciar uma etapa de sucesso agora no velho continente. Continuando, Maurício tem sido um elemento chave neste recente Sporting de Leonardo Jardim e a sua completude física transmite segurança aos restantes companheiros e o seu jogo de cabeça uma arma a explorar. Todavia, um derby desta natureza é uma novidade e aguardamos com expectativa pela sua reacção. Gérson Magrão é o brasileiro mais experiente a nível europeu no plantel leonino mas cumpre hoje também o seu primeiro Sporting-Benfica. A sua idade pode-lhe dar uma maior capacidade de controlo emocional. É uma dúvida a sua utilização mas arrisco-me a dizer que começará no banco de suplentes. Já Cissé está acostumado a ver grandes clássicos do futebol português mas não a jogá-los. A Briosa libertou-o este ano e será um elemento de futuro da equipa leonina. Mais derbys virão e provavelmente este ainda não será o seu. Por fim, referência a Slimani, o homem sombra de Montero. O argelino veio para Portugal para conquistar títulos, reputação e o coração dos adeptos leoninos. Ora hoje, na sua estreia em derbys, um golo seria a melhor prenda que podia dar e receber.
Quanto a jogadores como Wiliam Carvalho e Wilson Eduardo, terão a oportunidade de entrar em campo com a camisola do seu clube de há vários anos, que os formou e lhes deu projecção futebolística. Mesmo nunca tendo vivido de perto um derby do escalão maior do campeonato português, desde muito cedo cresceram no seio desta rivalidade e o Benfica não lhes é desconhecido.
O universo Sporting aguarda expectante por este jogo, pela reacção da sua jovem equipa aos grandes duelos e procura ferir de orgulho o seu grande rival.

Por seu lado, o Sport Lisboa e Benfica visita os vizinhos e rivais leoninos com a ambição de ganhar e dar um pontapé na instabilidade recente que se tem criado, uma onda de contestação às opções do seu presidente e treinador. Apesar de ser uma equipa forte e compacta, assente em processos de longo tempo e com uma espinha dorsal já bem conhecida, também ele trará novidades para o relvado. Desde logo, Markovic, um menino sérvio que tem encantado os adeptos encarnados com a magia do seu futebol. Todavia, treinou condicionado esta semana e não se sabe se fará parte da equipa encarnada. Os escaldantes derbys sérvios serviram de partida para o de hoje. O também sérvio Fejsa apresenta-se aos adeptos como a mais recente aquisição e pretende mostrar serviço o quanto antes. Tendo sido contratado ao Olympiakos, próximo adversário das águias na Liga dos Campeões, já está habituado a estádios cheios, apupos e confusões de todo o tipo. Um jogador a ter em conta. Djuricic e Sulejmani completam o novo filão sérvio e ambos se estrearão com a camisola do Benfica em derbys. Muito se espera destes dois que no país das tulipas já viveram encontros emocionantes. Hoje tentarão acrescentar algo mais à festa do futebol e ajudar o Benfica a levar os três pontos. Por fim, Bruno Cortez e Funes Mori. O avançado argentino traz consigo toda a irreverência característica da sua idade e a famosa "raça" argentina, bem como a paixão dos emocionantes River-Boca. Contudo, a sua juventude e a temível concorrência que enfrenta não devem dar hipóteses ao jovem avançado. Por fim, Bruno Cortez, um brasileiro contratado para jogar e ocupar um dos lugares mais debilitados dos últimos tempos. É uma aposta do treinador encarnado e espera-se que seja de valor seguro e para durar. As suas recentes exibições não têm impressionado e o lateral brasileiro procurará jogar sereno e bem. Só assim estará ao abrigo de todas as críticas. Hoje pisará um campo complicado, num jogo frenético e de fortes emoções. Em São Paulo presenciou derbys de emoções fortes mas nunca com a sua "cabeça a prémio". Veremos como jogará quando sabe que pela frente deverá ter um dos jogadores mais rápidos do nosso campeonato- Andrés Carrillo.
Posto isto, o Benfica procura virar a página recente e continuar a vincar a sua superioridade tão notória nestes últimos anos. Nada melhor que conseguir tudo isso à custa do seu velho rival.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.