quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Ajax: Porque a vida é uma escola

"A vida é uma escola", uma das citações mais ouvidas por todos nós no nosso dia-a-dia, ora a cada novo obstáculo que nos apareça, ora a cada erro cometido. Pois bem, falando de futebol e acrescentando-lhe a palavra escola, cria-se um cocktail linguístico que nos remete para...o Ajax, claro está! Conheça o que têm em comum Johan Cruyff, Zlatan Ibrahimovic, Van der Vaart, Wesley Sneijder, Marc Van Basten, Clarence Seedorf, Edgar Davids e Patrick Kluivert, entre muitos outros.


O Ajax é o clube holandês mais titulado e o que mais alegria deu à sua selecção. Fundado em Março de 1900, é conhecido como "Godenzonen", os filhos dos Deuses. Levantou um total de 32 Campeonatos Holandeses e 8 Taças. Se a nível interno tem tudo para ser grande, o que dizer do seu palmarés internacional, com 4 Taças dos Campeões Europeus (tendo sido finalista vencido em outras duas), 1 Taça das Taças, 1 Taça Uefa e 2 Supertaças Europeias. Bravo, Ajax!

O período compreendido entre o final da década de 60 e o início da década de 70 trouxe consigo uma das mais fantásticas páginas de história que a modalidade conheceu até hoje. O clube conseguira alcançar a final da Taça dos Campeões Europeus em 1969 e sagrar-se Campeão Europeu em 1971, 1972 e 1973, um feito admirável. Um jovem génio formado no clube liderava a equipa e apresentava-se como o jogador moderno em tempos clássicos (viria a ganhar tudo: campeonato, taça, europeu e mundial), de seu nome Cruyff. Alguns anos passaram e o clube acabou por perder as noites de glória a que habituou os seus adeptos.

Foi já com o "seu" Cruyff ao leme que o Ajax voltou a despertar para a Europa, conquistando a Taça das Taças de 1987, sob a batuta de outras grandes estrelas, como Rijkaard, Bergkamp e Van Baasten. Os grandes clubes europeus sabiam da potencialidade do Ajax e não tardaram a atacar as suas jovens coqueluches. Foi preciso esperar mais uns anos para ver o Ajax imperar, de novo, no futebol europeu. Em 1995, chefiado por Louis Van Gaal, o clube holandês vergou o AC Milan e conquistou mais um troféu do velho continente, a Liga dos Campeões. Tão ambicionada, tão merecida. A capacidade do clube em regenerar-se e ressurgir das cinzas foi fantástica, digna de ser recordada para sempre. Edwin Van der Saar, Ronald e Frank de Boer, Patrick Kluivert, Clarence Seedorf, Marc Overmars e Edgar Davids sentiam o clube, viviam o clube e respiravam o sucesso.

Nos últimos anos, o Ajax perdeu o comboio da elite europeia mas não a oportunidade de dar a conhecer jogadores de qualidade de topo, como Wesley Sneijder, Rafael Van der Vaart, Zlatan Ibrahimovic, Emanuelson, Stekelenburg, Van der Wiel ou Christian Eriksen. Verdadeiras pérolas trabalhadas e lapidadas, com a marca registada desta escola invejável.

A realidade é cruel e a perda de estatuto do Ajax faz cair no esquecimento dos mais novos todo o seu passado vitorioso, já que os grandes palcos mundiais têm andado arredados do calendário do clube de Amesterdão. O clube parece ter perdido a força de outros tempos mas o seu lugar na história do futebol e a admiração sem fronteiras será algo preservado nos cadernos de registos e na mente dos amantes do futebol.

Em Toekomst, local da academia do clube, acolhem-se os meninos de hoje, transformando-os nas referências de amanhã. O Ajax pode exportar ídolos mas para sempre serão os seus meninos, os Filhos dos Deuses.

1 comentário:

  1. A melhor escola de sempre! Dos grandes jogadores holandeses, só Gullit não passou pelo Ajax.

    Joka

    ResponderEliminar

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.