terça-feira, 20 de setembro de 2011

Benfica derrota Académica (por 'Fúria Encarnada')

Benfica 4-1 Académica
Numa exibição esforçada, o Benfica acabou por sair da Luz com uma vitória no bolso e com a igualdade pontual com o FC Porto, ficando no 1º lugar da Liga Portuguesa. Nas últimas visitas que a Académica nos fez, tirou-nos pontos, mas não desta vez, já que, apesar de ter praticado um futebol rápido que nos causou alguns dissabores em certos momentos do jogo, não conseguiu ser eficaz e jogou demasiado ao ataque, deixando-nos aproveitar a velocidade de Bruno César, Nolito, Aimar, Gaitán e companhia no contra-ataque.
Três dos jogadores mais preponderantes na equipa orientada por Jorge Jesus foram poupados: Javier García,   Nico Gaitán e Pablo Aimar. Para os seus lugares entraram o sérvio Matic, o espanhol Nolito e o argentino Saviola. Por sua vez, a Académica apareceu demasiado ofensiva e com poucas preocupações em termos defensivos. O jogo foi muito aberto e o Benfica aproveitou para marcar o mais cedo possível, pressionando alto e jogando com itensidade: Bruno César marcou um grande golo a belo passe de Javier Saviola aos 26 minutos da partida. O Benfica manteve o controlo do jogo e mostrou-se pouco eficaz, falhando várias ocasiões para marcar (particularmente uma de Saviola). Os 'estudantes' responderam com um golo em contra-ataque de Danilo, que rematou de longe para o fundo das redes, onde Artur tem alguma culpa, apesar de ainda tocar na bola. Nolito respondeu logo de seguida, ainda antes do fim da 1ª parte, com um grande golo, depois de lance individual.
A 2ª parte foi muito monótoma, foi jogada a um ritmo lento e apenas com as entradas dos argentinos Nico Gaitán e Aimar houve mais dinâmica. A Académica subiu em demasia, há procura do empate e a equipa da Luz aproveitou. Num contra-ataque, Nico Gaitán fez um grande cruzamento a 3/4 do campo e, num lance caricato após má saída do guarda-redes francês Peiser, Aimar marcou um golo que foi uma mistura de cabeceamento e 'remate de tronco'. Já com a equipa de Coimbra ainda mais balenceada para o ataque, Nolito bisou, após passe para as costas da defesa 'estudante'.
O melhor jogador da nossa equipa foi o espanhol Nolito, que marcou dois golos e dinamizou a frente de ataque com dribles e cruzamentos bem tirados. Bruno César também esteve muito bem, com um golo marcado, desequilibrou e deu um golo a Saviola, que não teve capacidade para marcar (o argentino teve uma exibição falhada, onde falhou muitos passes e perdeu muitas bolas). Luisão e Garay exibiram-se a bom nível e não erraram durante o jogo. Matic não conseguiu substituir Javi García em condições e não jogou em antecipação, mas sim em reacção, já que não tem velocidade para isso. No entanto, o sérvio mostrou técnica, mas a falta de experiência foi decisiva. Além disso, há que dizer que Axel Witsel rende mais a 8 que 10 e que Gaitán e Aimar são os principais desequilibradores das águias.
O Benfica, apesar de não ter tido uma exibição brilhante, jogou bem e mereceu a vitória (talvez não por números tão gordos). Agora basta manter a confiança alta para o jogo de sexta-feira frente ao Porto, que deslizou perante o Feirense.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.