domingo, 27 de novembro de 2011

Jogo frenético dá a liderança provisória ao Benfica

Benfica 1-0 Sporting
O Estádio da Luz (com quase 64 mil espetadores nas bancadas) foi palco de um dos jogos mais emocionantes dos últimos anos. Num jogo muito equilibrado, onde o Benfica primou pela organização defensiva (com Jardel no lugar de Luisão) e pelas transições ofensivas e o Sporting pela elevada intensidade de jogo, a eficácia de Javi García acabou por decidir o jogo. Os encarnados a jogarem com apenas dez jogadores na última meia hora de jogo, ditou um final de partida frenético. Sendo assim, o Benfica garante a liderança provisória após uma vitória histórica sobre o arqui-rival Sporting. Basta esperar por um deslize do FC Porto frente ao Braga...

A primeira parte foi uma etapa de contrastes: os leões dominaram os primeiros 15 minutos, enquanto que o Benfica brilhou nos 20 minutos seguintes. Mesmo assim, a primeira ocasião de golo foi dos encarnados. Aos 10 minutos, após canto de Pablo Aimar, Nico Gaitán, de fora da grande área verde e branca, rematou forte ao poste esquerdo da baliza de Rui Patrício. Pouco tempo depois, Schaars e Elias protagonizaram as melhores ocasiões de perigo do Sporting. O médio holandês rematou à entrada da área ao lado e Elias, no confronto com Artur, não foi suficientemente eficaz para bater o guardião brasileiro. Matías Fernández saiu lesionado (falhará os próximos jogos?) e entrou Carrillo. Numa altura em que o Benfica já dominava, Javi García fez o único golo da partida. Aos 41 minutos, o médio espanhol converteu um canto batido por Aimar em golo, saltando mais alto que Onyewu e Rui Patrício.

A etapa complementar foi marcada por grande intensidade de jogo e muita emoção, não havendo uma equipa a destacar-se. Cardozo teve uma das melhores oportunidades de golo, tirando dois adversários da frente e rematando para grande defesa de Rui Patrício. Dez minutos depois, Cardozo foi expulso por protestos (atitude exagerada de João Capela que, sendo assim, também deveria ter expulso Insua e Daniel Carriço). O Benfica teve de jogar os últimos 30 minutos encostado às cordas. Saiu Aimar e entrou Rodrigo para jogar praticamente só na sua frente de ataque. Mesmo assim, apesar da atitude pressionante do Sporting, as melhores ocasiões de perigo eram as dos encarnados. Rodrigo, a cinco minutos dos 90, esteve muito perto de sentenciar o jogo, mas cedeu à mancha do guardião português dos leões. Em suma, um jogo muito interessante e que nos ofereceu um resultado justo devido à inteligência e nº de oportunidades de golo do Benfica.

MVP - Aimar: O "mago da Luz" evidenciou-se dos demais. Os leões só o conseguiram parar em falta. Pautou todo o jogo benfiquista e assistiu Javi García no golo.
Javi García: Teve um maior papel defensivo na ausência de Luisão, apoiando pelas mais diversas vezes Jardel. Marcou o único golo da partida, fazendo toda a diferença.
Maxi Pereira: O lateral uruguaio "queimou" Capel, que só mostrou qualidade quando mudou de faixa. No plano ofensivo esteve acertado e desequilibrou no ataque.
Witsel: Esteve muito seguro e calmo, defendendo e atacando com a mesma qualidade. Continua a mostrar-se uma peça preponderante no plano de Jorge Jesus.
Emerson: O brasileiro voltou-se a exibir a mau nível. Não teve agilidade para conter a velocidade de Carrillo.
Elias: O melhor elemento do Sporting. Teve várias oportunidades para marcar golo, mas a ineficácia tramou-o. Muito rápido, entregou qualidade ao jogo leonino.
Rui Patrício: Fez defesas determinantes. Muito seguro, foi responsável por uma não goleada do Benfica sobre o Sporting.
Daniel Carriço: Muito faltoso podia ter sido expulso. Péssima exibição, não tem rotinas de trinco.
Diego Capel: Marcado por Maxi, o extremo espanhol acabou por não aparecer no jogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.