domingo, 27 de novembro de 2011

Benfica invencível

Devido à derrota do Barcelona frente ao Getafe por 1-0 e à vitória dos encarnados perante o arqui-rival Sporting, o Benfica tornou-se neste fim-de-semana o único clube invencível na Europa. Esta época já lá vão 22 jogos oficiais sem derrotas e 14 vitórias (apenas 2 goleadas). Torna-se prioritário colocar uma questão: qual a fórmula do sucesso?


Primeiro há que reconhecer o mérito de Jorge Jesus ao ter criado uma equipa calculista, tranquila, muito organizada e com boas opções no banco (Enzo Pérez ainda não se apresentou a 100%), ao contrário do que se tinha observado no decorrer das outras duas épocas com o técnico natural da Amadora ao leme. Atualmente, o Benfica é a equipa que (claramente) melhor defende em Portugal, sendo também a mais eficaz no ataque (a verdade é que o Sporting brilha mais). Com Artur na baliza, toda a equipa ganha segurança. Garay e Luisão complementam-se na perfeição, não se registando os habituais "devaneios" ofensivos de David Luiz que causaram muitos empates e derrotas injustas ao clube da Luz. Maxi, muito seguro na direita, é uma fortaleza na ala destra benfiquista. Emerson é a maior lacuna do plano defensivo, apresentando falta de agilidade para um clube como o Benfica (porque não Capdevila?). Mesmo assim, há que destacar a ausência de Fábio Coentrão nesta posição que, apesar de ser exímio em termos ofensivos, deixa muito a desejar defensivamente. Javi García continua a ser preponderante devido à sua cultura tática e, finalmente, há que salientar a importância de Axel Witsel que, à semelhança de Ramires, se pode tornar numa peça defensiva ou numa peça ofensiva, dependendo da situação de jogo, oferecendo uma maior dinâmica ao jogo encarnado. Os trabalhos ofensivos ficam entregues a dois alas (Bruno César (ou Nolito) e Nico Gaitán), a Aimar e a Cardozo (ou Rodrigo), todos eles com capacidade para fazer a diferença. Até onde poderá chegar este Benfica?

Francisco Cunha

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.