quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Grandes surpresas

Durante a prodigiosa história do futebol tivemos vencedores e vencidos, surpresas e desilusões, beneficiados e prejudicados. Vamos dar nesta rubrica especial ênfase àqueles que deram mais que o esperado e se tornaram ídolo nos respetivos clubes.

Fernando Redondo: Quando chegou a Tenerife era um médio-defensivo, do qual diziam ser um talento, era no entanto difícil singrar num campeonato tão rigoroso como o espanhol. Mas fê-lo: ao serviço do Tenerife realizou 103 jogos, repartidos por 4 épocas. A mudança tinha de ocorrer, Redondo preferiu manter-se em Espanha e ingressou no Real Madrid. Já era de mais: um jogador vindo do Tenerife brilhar nos merengues? Surpreendentemente conseguiu-o, tornou-se no melhor trinco do Mundo e fez sonhar a Europa. Mas, como qualquer jogador, o volante também teria o seu calcanhar de aquiles. Apenas fez 29 jogos pela Argentina, bem como apenas realizou 16 jogos nos seus últimos anos de carreira, já estava ele no AC Milan.

Kluivert: Van Basten tinha terminado a carreira há pouco e o AC Milan precisava de outro holandês para manter o legado. Foi então contratar Kluivert ao Ajax, resultado: erro retumbante, a "pantera" apenas fez 6 golos e não havia outro caminho senão a saída. A próxima paragem foi o Barcelona. Resultado final: 90 golos e exibições esclarecedoras. O jogador foi depois para Inglaterra, mas não voltou a ser o mesmo... Mesmo assim, Kluivert não deixou de surpreender os mais céticos e fazer parte da dream team da Catalunha.

Baba: Um senegalês, que joga num clube desconhecido do Senegal a vir para um clube da 1ª linha do futebol português é um pouco irreal e se sucede não é levar a sério, mas Baba tinha de ser diferente, talvez pela descrição, ou pelo bom comportamento ou por fazer parte das reservas do clube insular. Baba em 3/4 épocas já calou os críticos e prepara-se agora para dar o salto para um clube maior: bem merecido

Liedson: Embora tenha apontado 15 golos no Brasileirão de 2003, Liédson era pouco conhecido, a transferência para o Sporting questionava-se "será que os leões fariam bem em contratar o Levezinho?" Pediam-lhe cerca de 20 golos por ano, mas fez melhor. Quando deixou o Sporting em 2011, saía com 183 golos marcados em 8 anos, tornou-se ídolo em Alvalade e temido em Portugal. Optou por sair este ano para o Corinthians onde já demonstrou valer o que foi pago por ele.

Fernando Machado

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.