quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Lendas e Glórias: David Ginola

Nascido em França em 1967, este médio-ofensivo começou a carreira no seu clube de formação, o Toulon. Impressionou e rumou ao Racing de Paris. Juntamente com Enzo Francescoli, brilhou e rumou a um clube ligeiramente maior chamado Brest. Aí sim, mostrou todo o seu futebol técnico e o PSG, em 1992, contratou-o com 25 anos. O grande objetivo era destronar o todo-poderoso Marselha, juntando-se Ginola (líder da equipa parisiense), Kombuaré, Ricardo Gomes, Valdo, Le Guen e Weah (mais tarde). O objetivo foi facilmente comprido, culminando no tão desejado título. Com 28 anos, a atuar ao seu mais alto esplendor, decidiu rumar para o Newcastle, onde ficou duas épocas mantendo sempre o mesmo nível, mas nunca atingindo o título. Com 30 anos chegou ao Tottenham numa altura em que para alguns era o melhor do mundo. Saiu numa fase descendente da carreira para o Aston Villa e seguiu depois para o Everton, onde ficou apenas uma carreira.

Acabou a carreira em 2002, sem nunca ter brilhado na seleção francesa. Destacava-se pela técnica, visão de jogo e qualidade de passe, compensando a fraca velocidade. Após pendurar as botas, dedicou-se à moda e ao cinema.

Nota Final: 16/20

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.