quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Lendas e Glórias: Roberto Baggio

Baggio, avançado italiano nascido em 1967,  foi Bola de Ouro e Melhor jogador do mundo FIFA em 1993, atingindo o auge da sua carreira na primeira metade da década de 90 enquanto jogava na Juventus.

Formado no modesto Caldogno, destacava-se pela qualidade técnica e frieza na hora de finalizar (marcou mais de 300 durante toda a sua carreira). Não atingiu outro patamar muito devido às inúmeras seleções de que foi alvo. Marcou a sua carreira ao falhar um penalty na final do Mundial de 1994, frente ao Brasil, fazendo com que a Itália perdesse a competição. "O Rabo de Cavalo Divino" participou em mais dois mundiais (1990 e 1998). Após se ter estreado a nível profissional pelo Vicenza, partiu para a Fiorentina em 1985, realizando apenas 94 jogos em cinco épocas. Rumou para a Juventus depois da venda da Fiorentina, onde brilhou ao mais alto nível durante cinco épocas (1990 a 1995). Aí venceu um scudetto e uma Taça de Itália. Foi para o Milan, onde venceu o seu segundo campeonato italiano. Numa fase descendente da carreira, alinhou pelo Bolonha, Inter e Brescia. Aposentou-se com 38 anos, em 2004. Em sua honra, o Brescia, seu último clube, proibiu para a eternidade a utilização da camisola 10 por parte de jogadores do clube.

Nota Final: 18/20

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.