sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Lendas e Glórias: Ruud Gullit

Dotado de grande velocidade, potência física e qualidade técnica, Gullit foi um dos melhores jogadores dos anos 80. O jogador holandês jogava preferencialmente como avançado, atuando também como médio-ofensivo e como líbero já numa fase mais avançada da carreira. Muito completo, cativou adeptos por onde passou.

Começou no modesto Haarlem, destacando-se na segunda divisão holandesa. Partiu para o Feyenoord, onde foi campeão holandês e chamou a atenção dos "tubarões" europeus. Apesar de propostas milionárias, com 23 anos, rumou ao PSV, sendo campeão nas duas épocas em que debutou pela equipa de Eindhoven. A Juventus fez uma proposta pelo miúdo emergente nos relvados internacionais, mas Gullit não gostou da arrogância da Vecchia Signora nas negociações e assinou pelo AC Milan, onde se afirmou como uma das referências do futebol mundial. Participou em mais um título dos milaneses e venceu a sua primeira e única Bola de Ouro, dedicando-a a Nelson Mandela. Formando uma equipa de sonho com Van Basten e Rikjaard, venceu o Euro 1988 e as Ligas dos Campeões de 1989 e 1990 (na última derrotou o Benfica na final). Perdeu terreno na equipa e, em 1993, mudou-se para a Sampdoria, consagrando-se de imediato campeão italiano, algo que lhe ofereceu um breve retorno ao Milan. Não conseguiu "pegar de estaca" na equipa e voltou para a "Samp". Em 1995, foi para o Génova. Terminou a carreira no Chelsea, vencendo a FA Cup.

Nota Final: 18/20

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.