quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Lendas e Glórias: Dino Zoff

Não, Dino Zoff não teve uma carreira igual aos futebolistas nesta lista. Não foi um talento precoce, não surpreendeu treinadores nem olheiros na sua adolescência, não foi internacional propriamente cedo, não chegou a um grande clube antes de realizar 30 anos. E não, Zoff não foi Campeão do Mundo aos 20 ou 30 anos, foi-o aos 40, o que o torna no mais velho jogador a vencer a competição mais importante do desporto-rei.

Dino não desanimou quando foi, aos 14 anos, rejeitado pelo Inter e pela Juventus, esperou e alguns anos depois ingressou na Udinese. Aos 25 anos chegou ao Nápoles e, 5 anos depois, chega finalmente a um grande clube, a Juventus. Nos bianconeri somou 6 Serie A e uma Taça UEFA, falhando a conquista da Champions no seu último ano de carreira. Paralelamente, Zoff foi ganhando títulos na seleção italiana, foi campeão da Europa de 1968 e, entre 1972 e 1974, não sofreu um único golo pela sua seleção (recorde mundial). E em 1982, porque quem espera sempre alcança, Dino Zoff capitaneou a Itália à conquista do tricampeonato mundial, fechando assim uma carreira monumental, em que a longevidade foi palavra-chave.
Nota Final: 17/20

1 comentário:

  1. Francisco, só te falta pores nas lendas e glórias o Ronaldo Nazário de Lima o fenonomo. A sério!!!

    ResponderEliminar

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.