terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Liga de Honra com 22 equipas na próxima temporada

Ao que a "Agência Lusa" e a "Rádio Renascença" avançaram no decorrer do dia de hoje, a Assembleia-Geral da Liga de Clubes de amanhã ditará uma Liga de Honra 2012/13 com 22 equipas, seis delas equipas B. As equipas B de FC Porto, Benfica, Sporting, Braga, Vitória de Guimarães e Marítimo serão parte integrante da próxima edição da segunda principal Liga portuguesa. As equipas B só poderão inscrever jogadores até aos 23 anos, se bem que poderão registar três jogadores mais velhos, e terão de colocar na ficha de jogo, pelo menos, 10 jogadores formados localmente. No final da próxima época, três clubes serão despromovidos da Liga de Honra para a II Divisão B. No entanto, essas equipas não poderão disputar nem a Taça de Portugal, nem a Taça da Liga, não podendo ser promovidas à primeira Liga.

Esta será uma forma de potenciar o jogador português, funcionando como uma "ponte" entre os juniores e os seniores de alguns dos principais clubes portugueses, seguindo o modelo espanhol já praticado por Barcelona ou Real Madrid.

De salientar ainda o facto do Benfica já ter iniciado o recrutamento de futebolistas para a equipa B desde há umas semanas. Os jovens Lindelöf, Gastón Silva, Gianni Rodríguez, Elbio Alvarez, San Martín e Jim Morrison já estão contratados, apesar de serem todos estrangeiros. Será que as equipas B servirão como suporte de apoio ao jogador português que atualmente tem de enfrentar uma crescente internacionalização dos plantéis lusos?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.