sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Os adversários dos clubes portugueses

No âmbito do sorteio dos 16-avos-de-final da Liga Europa e dos "oitavos" da Champions, decidimos compilar as principais características dos adversários dos clubes portugueses.

Antes de tudo, há que referir que o Sporting terá certamente a tarefa mais fácil, defrontando o modesto Légia de Varsóvia. O Porto defrontará o Manchester City, jogando assim com o adversário mais temível que os quatro clubes portugueses terão que defrontar nas competições europeias. Por sua vez, o Braga e o Benfica sentirão dificuldades, mas não proibitivas da passagem, jogando com Besiktas e Zenit, respetivamente.

Manchester City: Comecemos por avaliar a equipa mais difícil das quatro. O adversário do FC Porto, orientado pelo italiano Mancini, destaca-se pelo plantel fenomenal, adquirido com os "petrodólares" vindos das Arábias. Deixando os detalhes financeiros de lado, de destacar o caudal ofensivo dos líderes da Premier League que esperarão chegar longe na Liga Europa, após a eliminação da Champions. Nos "citizens", salientam-se as qualidades individuais. Na baliza, podemos encontrar o guarda-redes titular da seleção inglesa, Joe Hart, futebolista que merece respeito. A lateral direito, quer Richards, quer Zabaleta, podem cumprir com as tarefas. Como defesa esquerdo, Kolarov e Clichy são hipóteses de luxo. No centro da defesa, Lescott e Kompany estão de pedra e cal (Mancini dá-se ao luxo de por no banco Kolo Touré). Yaya Touré e Barry cuidam do meio-campo central dos "light blues", enquanto que Aguero, Silva e Nasri têm liberdade para criar ocasiões de perigo e alimentar a fome de golos dos avançados do clube de Manchester. Dzeko e Balotelli são os goleadores da equipa inglesa.

Légia de Varsóvia: Os polacos constituem um conjunto muito modesto e, caso não hajam surpresas, serão facilmente derrotados pelo Sporting. Em termos estratégicos, há que salientar a qualidade técnica do sérvio Danijel Ljuboja, antigo jogador de PSG, Hamburgo, Estugarda e Wolfsburgo.

Besiktas: Os turcos, orientados pelo português Carlos Carvalhal, não darão certamente o controlo do jogo aos minhotos, que terão de lutar muito para influenciar negativamente a raça e o sentido posicional dos jogadores adversários. Com muitos portugueses (Simão, Quaresma, Manuel Fernandes, Júlio Alves, Bebé e Hugo Almeida), o Besiktas não é uma equipa com grandes estrelas (principalmente após a "reforma" de Guti), mas destaca-se pelo conjunto em si que é muito difícil de ser ultrapassado.

Zenit: Os russos, que jogarão com o Benfica, são uma equipa muito compacta (eliminou o Porto) e que, ofensivamente, se baseia na criatividade de Danny, Rosina, Shirokov e Lazovic. Em termos defensivos, a equipa de São Petersburgo possui jogadores fantásticos, como o guardião Malafeev, Anyukov, Bruno Alves, Criscito e Lombaerts. Veremos como se encontrarão fisicamente na altura da eliminatória, já que, recorde-se, o campeonato russo acaba mais cedo...

Francisco Cunha

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.