sábado, 7 de janeiro de 2012

"Clássico" decisivo

Sporting vs. FC Porto (Sport TV - 20.15)
Hoje disputa-se o primeiro "clássico" do ano em Alvalade. Tal como disse Domingos Paciência, "este jogo não decidirá o campeão", porém será certamente decisivo, não tanto para a classificação final, mas especialmente para o estado anímico de ambas as equipas para as próximas jornadas. Ora vejamos, se o Sporting perder, os leões ficarão com uma distância pontual de 9 pontos para com o rival nortenho (e possivelmente, para com o Benfica, caso os encarnados derrotem o Leiria amanhã). Se o Porto for derrotado e o Benfica vencer ou empatar, a turma de Vítor Pereira perderá a igualmente pontual para com as águias e ficará com apenas 3 pontos a mais do que o Sporting. O empate, poderia também fazer com que o Benfica fugisse na liderança. Qualquer uma destas situações não impediria a conquista do título por parte de uma das equipas, no entanto aumentaria a obrigação de vencer nos próximos jogos, algo que costuma propiciar a deslizes.

As casas de apostas dão uma ligeira vantagem ao FC Porto, não só pelo seu estatuto superior, mas também pelo maior pragmatismo dos azuis e brancos neste género de situações, apesar de muitos dos seus atletas não jogarem há, pelo menos, três meses. Por sua vez, o Sporting vem embalado por um melhor momento de forma. Porém algumas peças-chaves da equipa verde e branca começam a demonstrar algum cansaço e falta de produção. Capel, Wolfswinkel ou Schaars são exemplos legítimos deste fator.

Quanto a onzes prováveis, após a convocatória de Defour e James por parte dos dragões e de Renato Neto por parte dos leoninos, perpetivam-se algumas alterações nos planos de ambos os técnicos. Nos visitados, a baliza deverá ser a ocupada por Rui Patrício, a defesa, ainda sem Xandão, será constituída, se não houverem surpresas de maior, por João Pereira, Polga, Onyewu e Insúa e o meio-campo pelo reforço Neto, por Elias e por Schaars. Nas alas, deverão estar Capel e Carrillo, responsáveis por saciar a fome de golos de Wolfswinkel, o ponta-de-lança leonino. Nos visitantes, Helton será certamente o guardião da baliza azul e branca, Maicon, Rolando, Otamendi e Alvaro Pereira deverão formar o quarteto defensivo dos dragões e Fernando, Belluschi e Moutinho  terão a tarefa de ocupar o meio-campo portista. A frente de ataque será ocupada por Hulk, Djalma e James ou Cristián Rodriguez.

O que poderá decidir o "clássico"? É a pergunta mais ouvida nos últimos tempos. Na nossa opinião, tendo em conta que ambas as equipas se apresentarão muito organizadas defensivamente, apenas lances de contra-ataque, bolas paradas (com Rolando ou Onyewu/Wolfswinkel) ou lances de génio (de Hulk ou Capel) poderão alterar o rumo da partida.

Por último, desejamos-lhe um excelente "clássico", bem jogado e com muito fair-play, e que ganhe o melhor...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.