quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Javier Zanetti: "O capitão"

Em 1994, o Inter de Milão realizava um negócio fácil e pouco dispendioso. Na altura, os dirigentes nerazurri não imaginariam, seguramente, que, 13 anos volvidos, a sua contratação (Javier Zanetti) viesse a dar frutos. Mas deu, e em abundância. Como anteriormente foi destacado, Zanetti ingressou no Inter na temporada 1994/95, tendo saído do Banfield (Argentina). Em Itália adaptou-se a um futebol táctico, basicamente, Zanetti "chegou, viu e venceu". Mal chegou a Milão, assumiu-se, preferencialmente, como lateral, tendo começado logo a vencer, e em grande estilo: conquistou a Taça UEFA. Porém, após esta vitória, os resultados tardaram a voltar a aparecer, devido à hegemonia do AC Milan. Aliás, estes anos foram tremendamente maléficos para os nerazurri, que no plano interno se viram ultrapassados, para além do AC Milan, também pela Juventus, AS Roma, Parma ou Lazio. Os milaneses estavam praticamente a realizar uma travessia no deserto, até que a Taça UEFA voltou a surgir no horizonte. Na época 1997/98, o Inter tornou a alcançar esta competição, a segunda vez, desde que Javier debutava pelos italianos.

A mudança começou a ocorrer no ano desportivo de 2004/05, com a conquista da Taça de Itália. Deste ponto para a frente, só vitórias, muito devido ao Calciocaos que invadiu Itália e que prejudicou a Juventus, que perdeu várias competições graças a este escândalo. Desde aí, Il Capitano, já venceu cinco Ligas de Itália, três Taças italianas e, principalmente, uma Liga dos Campeões. É também importante vincar que Zanetti é o jogador que mais vezes vestiu a camisola do Inter, ao todo, mais de 700.

Eu vejo Zanetti como um visionário. A sua entrega, a classe magistral, a regularidade...tantos predicados para um só jogador. Aliás, Javier é, acima de tudo, um líder, a extensão do treinador dentro das quatro linhas. Mais palavras para quê? Zanetti é basicamente o símbolo vivo do Inter de Milão, um clube que desde que Zanetti chegou, nunca mais foi o mesmo. E nunca o será.

Fernando Machado

1 comentário:

  1. Grande texto sobre o capitão. Javier Zanetti, o mais clássico e técnico lateral esquerdo que o mundo já produziu. Fenomenal, trabalhador dedicado, incansável, provavelmente o jogador simbolo da Internazionale de Milano.

    ResponderEliminar

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.