terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

José Mourinho: besta ou bestial?

Controverso, influente e especial, assim se descreve José Mourinho, um dos melhores treinadores do Mundo. Mourinho incutiu, em Portugal, uma técnica há muito perdida, a dos "mind games", ou seja, jogos psicológicos que permitem começar uma partida no dia anterior ao jogo. Filho de um antigo guarda-redes, que chegou a jogar pela seleção nacional, Mourinho nunca teve muito jeito para "jogar à bola". Valeu-se porém dos conhecimentos adquiridos para ser adjunto do lendário Bobby Robson, em primeira instância no FC Porto e depois no todo-poderoso Barcelona. Em 2000, o Benfica chamou-o para treinar o seu plantel, por lá apenas esteve 11 jogos, o suficiente para demonstrar que era de facto especial. As negociações para renovar com o emblema da Luz não chegaram a bom porto e, como diria Lenine, deu um passo atrás para depois dar dois à frente. Assim foi, rumou à União de Leiria, levou a sua equipa a um campeonato memorável e foi contratado pelo FC Porto.

Na Invicta, treinou os dragões de 2002 a 2004, levando-os à eternidade ao vencer a Taça UEFA, a Champions e dois campeonatos nacionais. A seguir, viria o recém-colosso Chelsea, uma equipa que embora tivesse possibilidades financeiras, não tinha historial e não conseguia obter resultados prácticos. Com o special one tudo foi diferente: os blues passaram a jogar um futebol fluído e atrativo e os títulos apareceram sem caso. "Mou" conquistou tudo em terras de Sua Majestade, mas lá fora, e embora estivesse perto de o conseguir, nunca venceu a Liga dos Campeões. O principal responsável foi o Liverpool, que em em 2005 eliminou o Chelsea nas meias-finais. Em 2007, Roman Abramovich e o técnico português chegaram a mútuo acordo para a rescisão do contrato.

Mourinho apenas voltaria a treinar um equipa em 2008, mas voltou em grande estilo. O Inter de Milão recorreu aos seus préstimos e o special one não enjeitou a hipótese de treinar um tubarão europeu. Rumou aos milaneses e em apenas dois anos levou os nerazurri ao céu, não só pelas conquistas internas, mas também pela Champions League, ganha em 2010, ante o Bayern de Munique.

O próximo passo foi o Real Madrid, um desafio gigantesco à maneira de José Mourinho. A tarefa não se adivinhava fácil, já que o objetivo era travar o fantástico Barcelona, que somava títulos "com uma perna às costas". A primeira época não correu de feição ao treinador luso, apenas uma Taça do Rei no cartório era pouco para aquilo que Mourinho prometera realizar. Mas, e pese esta época esteja longe de terminar, Mourinho, que embora ainda não saiba como parar a máquina "blaugrana", tem mostrado que a Liga Espanhola não é um desafio impossível. Neste momento, José Mourinho tem o Real Madrid em primeiro lugar na Liga Espanhola e ainda está a disputar a Liga dos Campeões, ou seja, as competições mais queridas para o português. Nesta altura podemos afirmar que José Mário dos Santos Mourinho Félix é efetivamente um vencedor e que, quer gostamos ou não, temos de admitir que o mesmo é um dos melhores treinadores da atualidade.

Fernando Machado

2 comentários:

  1. Para quando aprender a escrever em português?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedimos desculpa pelos erros ortográficos e gramaticais presentes no artigo acima que já foi modificado.

      Eliminar

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.