sexta-feira, 22 de junho de 2012

Lendas e Glórias: Luís Figo

Luís Figo é e sempre será um dos melhores futebolistas em Portugal e no Mundo, tendo sido o estandarte da Geração de "Ouro" que venceu o Mundial de sub-20 de 1991. O "Pastilha" venceu a Bola de Ouro de 2000 e, no ano seguinte, foi eleito o jogador do ano pela FIFA. O lisboeta atuou pela seleção nacional por 127 ocasiões, sendo o recordista de internacionalizações pela seleção das "quinas". O extremo luso venceu ainda inúmeros títulos pelos clubes que representou (Sporting, Barcelona, Real Madrid e Inter). A sua classe, a sua tremenda qualidade técnica, o seu remate fácil e forte, os seus passes precisos e as suas variações de velocidade permitiram-no ser um ídolo em carreira e atingir o estrelato.

Começou a sua carreira no modesto Pastilhas, onde deu nas vistas antes de partir para o Sporting. Chegou ao clube de Alvalde com 11 anos e aí se manteve até aos 23. Nos leões venceu apenas uma Taça de Portugal, no entanto as suas grandes exibições ao serviço do emblema verde e branco abriram-lhe as portas da saída para o estrangeiro.

Decidiu-se pelo Barcelona, depois de ter estado a um passo da Juventus e do Parma. Permaneceu na Catalunha por 5 temporadas, tempo suficiente para vencer 2 ligas espanholas e 1 Taça das Taças. Em 2000 realizou-se a mais controvérsia transferência da história do futebol: Luís troucou o Barça pelo seu grande rival, o Real Madrid, a troco de 60 milhões de euros, valor recordista na altura, tornando-se assim um do "galáticos" de Florentino Pérez. Ficou no Santiago Bernabéu durante outras 5 épocas. Na capital espanhola ganhou 2 campeonatos nacionais e a sua primeira e única Liga dos Campeões. Quando o seu contrato com os "merengues" terminou, em 2005, partiu para Milão de forma a representar o Inter, onde ganhou 4 "scudettos", ou seja, foi campeão italiano em todas as épocas em que representou os milaneses. Pôs um ponto final à carreira no dia 31 de maio de 2009. Era o fim da jornada de um jogador que espalhou magia pelos relvados deste mundo fora...

Nota Final: 18/20

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.