segunda-feira, 9 de julho de 2012

Jackson Martínez: Poder no ataque portista

FC Porto e Colômbia - 2012 - Fonte: AP
O prometido é devido e, por isso, deixamos aqui a análise mais pormenorizada ao novo ponta-de-lança do FC Porto, Jackson Martínez.

Antes de tudo o mais, de referir o facto do colombiano ter custado aos cofres portistas cerca de 9 milhões de euros, ter assinado por quatro anos e estar agora blindado por 40 milhões de euros. Nos mexicanos do Jaguares, em 64 jogos, fez 36 golos e, nos colombianos do Independiente Medellín, faturou por 65 ocasiões em 84 partidas oficiais: através destes dados podemos constatar facilmente que Jackson foi instruído para o golo e que o instinto goleador sempre foi a sua principal qualidade.

O suplente de Radamel Falcao na Seleção colombiana destaca-se ainda pelo poderio físico que emprega no seu jogo, pela capacidade de aceleração (não tanto pela velocidade como tem sido veiculado por vários críticos, já que, na minha opinião, não é capaz de fazer grandes sprints) e pela sua agilidade que lhe permite finalizar em momentos em que esteja mais pressionado. No entanto, são a potência de remate e o excelente jogo aéreo que lhe permitem ser o jogador que é.

Com 25 anos de idade, o atacante sul-americano tornou-se profissional em 2004 com 17 anos, porém apenas em 2007 é que se conseguiu afirmar a 100% no Independiente Medellín, o seu primeiro clube. Em 2010, partiu para o México para atuar pelo Jaguares de Chiapas. Na sua primeira época, conseguiu fazer 9 golos, porém, na sua segunda temporada, explodiu e tornou-se um símbolo do seu clube. O resto é já conhecido pelos adeptos portugueses: o FC Porto não perdeu tempo e contratou o substituto de Falcao, um ano depois da sua saída para o Atlético de Madrid.

O único ponto contra a contratação de Jackson Martínez é claramente o seu preço que será muito elevado, tendo em conta que o goleador nunca jogou na Europa (não se sabe se conseguirá adaptar-se ao nosso futebol) e ainda não se afirmou na sua Seleção, porém Pinto da Costa têm-se sempre saído bem nestas apostas arriscada (conhece-se o êxito da contratação de jogadores como Hulk ou Falcao).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.