segunda-feira, 9 de julho de 2012

Morrer na praia

Portugal 2-3 Grécia


Nota prévia: O jogo não teve direito a transmissão televisiva e por isso não faremos a análise da partida, deixando a nossa opinião relativamente a algumas decisões tomadas por Edgar Borges no ante e pós-jogo.

Apesar de a Seleção Nacional nunca ter tido muito sucesso no Europeu sub-19, certamente irá pairar alguma desilusão sob Edgar Borges e os seus pupilos. Este é, sem dúvida, um grande grupo (provavelmente a melhor seleção jovem dos últimos 10/15 anos) e com jogadores de grande qualidade que poderão vir a tornar-se casos sérios no futebol português. Consequentemente, ser eliminado na fase-de-grupos é bastante desapontante.

Frente à Grécia (uma seleção mediana, apesar de ter alguns jogadores muito interessantes) bastava um empate para garantir o apuramento para as meia-finais, mas os "nossos" jovens falharam. Mesmo assim, de salientar o facto do Mundial de sub-20 do próximo ano estar já garantido: veremos se esta equipa será capaz de surpreender na Turquia...

Relativamente ao jogo propriamente dito, de destacar a expulsão do lateral-esquerdo Daniel Martins aos 37 minutos de jogo que terá sido fundamental, já que, cinco minutos depois, os gregos fizeram o 2-1. Além do mais, o técnico luso apostou num 11 mais defensivo - a aposta no extremo Ivan Cavaleiro no centro do ataque demonstra a vontade de explorar o contra-ataque - o que poderá ter ajudado igualmente à derrota.

No balanço final da campanha portuguesa na prova, de destacar as exibições de João Cancelo (Benfica), Tiago Ferreira (FC Porto), Agostinho Cá (Sporting) e João Mário (Sporting), mas de reprovar a pouca utilização do portista Tozé e do benfiquista Cafu que, porventura, poderiam ter sido titulares nesta seleção. Estes atletas voltaram a mostrar qualidade (pelo menos, nos jogos contra a Estónia e contra a Espanha) e a provar que merecem uma aposta mais consequente dos seus clubes (as equipas B poderão ajudar neste processo). Falta deixar o nosso lamento por esta fraca campanha e esperar que este grupo realize um Mundial de sub-20 de maior qualidade.

1 comentário:

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.