terça-feira, 25 de junho de 2013

Benfica 2013/2014: Mais ambição, mais vitórias?

De acordo com as palavras proferidas ultimamente pelos dirigentes e atletas encarnados, os objetivos para a próxima época atingirão valores ainda mais elevados. Jorge Jesus tem cada vez menos margem de manobra e, após 3 anos em que não venceu qualquer título, é praticamente obrigatório que vença o campeonato. Além do mais, o facto de que a final da Liga dos Campeões será disputada na Luz acalenta esperanças num feito histórico dos comandados do técnico amadorense.


A verdade é que há muito trabalho pela frente, sendo que a pressão sobre o plantel será maior que nunca, após os fracassos do passado recente. O investimento em novos jogadores tem sido muito elevado, o que apenas parece facilitar o trabalho de JJ. Todavia, o importante será não cometer os erros das temporadas transactas. Para que a época que se avizinha seja de bom augúrio, é imperativo que haja uma maior rotação do plantel, manter sempre a concentração, não festejar quando tudo parecer ganho e não "tremer" em jogos decisivos, principalmente frente ao FC Porto. É necessário também abastecer a defesa (ponto fraco dos benfiquistas nos últimos tempos) com jogadores com a mesma qualidade que os seus companheiros do ataque e que o clube se desfaça de alguns excedentários (como Felipe Menezes ou Júlio César) que teimam em, ano após ano, permanecer no emblema da capital.

Guarda-redes: Apesar dos erros na reta final da temporada, é expectável que Artur Moraes continue a ter a confiança de Jorge Jesus. No entanto, Oblak (que muito provavelmente regressará a Lisboa) incrementará a pressão sobre o guardião brasileiro. O jovem esloveno já demonstrou muita qualidade, quer no Leiria, quer no Rio Ave, e o seu futuro será certamente brilhante. Uma luta interessante pela titularidade...

Defesa-direito: O rendimento de Maxi Pereira baixou brutalmente na última época, mas, por outro lado, surgiu um português decidido a complicar as contas do treinador encarnado. Quando foi chamado, André Almeida mostrou-se competente em diversas posições. Contudo, foi a lateral-direito que realmente brilhou. Tudo dependerá do que mostrarem na pré-época - caso Maxi continue a exibir-se ao mesmo nível, será essencial a contratação de um jogador de qualidade para esta posição - o holandês Ricardo van Rhjin seria uma excelente solução - que agarre o lugar e a venda do uruguaio. No processo de rotação da equipa, Almeida deverá voltar a ter oportunidades para continuar a mostrar evolução. E não se esqueçam de Amorim e de Cancelo...

Defesa-central: Garay poderá estar de saída, mas, segundo as notícias mais recentes, o argentino deverá continuar de águia ao peito por mais uma temporada. A confirmar-se, será, sem dúvida, uma excelente notícia para os adeptos do Benfica. A capacidade de desarme do internacional alviceste e a classe que apresente são muito invulgares no panorama do futebol atual. O seu companheiro de dupla, Luisão, já teve melhores dias, tendo perdido velocidade, mas mantendo a força e a inteligência tática que o caracterizam. Deverá começar a época como titular, porém, terá um árduo caminho pela frente. A concorrência será certamente feroz. Miguel Vítor e, muito provavelmente, Sidnei e Roderick (terrível, simplesmente terrível) estão de saída, sobrando Jardel e os reforços Steven Vitória e Mitrovic, sendo que o sérvio deverá seguir para a equipa B. Se Jardel já demonstrou competência no passado, o que o luso-canadiano poderá oferecer à equipa de Luz é ainda uma incógnita, mas tendo em conta a excelente época que realizou ao serviço do Estoril, coisa má não deverá ser. Lisandro López poderá, também ele, estar a caminho da capital e uma coisa é certa: seria uma excelente contratação. O melhor central a atuar atualmente na Argentina verá Portugal como o cenário perfeito para desenvolver o seu futebol e depois partir para outras paragens. Também neste posto, as dúvidas sobre quem será titular mantêm-se.


Defesa-esquerdo: Desde a saída de Fábio Coentrão que os benfiquista sonham com o regresso do "caxineiro". Isto facilmente demonstra que o Benfica ainda não conseguiu encontrar um substituto à altura do internacional luso. Emerson tentou, mas falhou redondamente, Melgarejo idem (se bem que, em certos pontos da época, tenha conseguido ser decente). O paraguaio e Luisinho não agradaram e deverão sair.  É óbvio que o retorno do jogador do Real Madrid, rápido, tecnicista e agressivo, seria uma excelente notícia para JJ, porém, por mais que tentemos, este cenário é um tanto irrealista. E mesmo que se contrate o atleta formado no Rio Ave, será sempre necessário contratar mais um lateral. As alternativas poderão ser: Holebas, Eliseu  ou Trémoulinas.

Médio-defensivo: Na última temporada, Matic foi dono e senhor deste posto, surpreendendo tudo e todos com a sua presença física e qualidade técnica. Apesar de ter afirmado que pretendia prosseguir a sua carreira de águia ao peito, é de esperar investidas dos mais diversos "tubarões" europeus. Caso o sérvio saia, os alemães Sebastian Rode ou Neustädter poderão ser contratados. De qualquer das formas, será sempre importante contratar mais um trinco para permitir a rotação do plantel referida anteriormente. O pacense André Leão poderia ser útil nesse processo.

Médio-centro: Jorge Jesus "recriou" Enzo Pérez como 8 e a verdade é que o argentino se saiu muito bem ao desempenhar esse papel. Incansável é a palavra que melhor descreve o ex-Estudiantes. André Gomes fez uma boa época (apesar de estar a desiludir na seleção sub-20) e merece continuar a ter oportunidades para evoluir. Carlos Martins, após uma pré-época prometedora, renovou o seu contrato até 2016, porém, nada de útil fez no decorrer da época passada. Aliás, o Benfica pode muito bem ter perdido o título no jogo frente ao Estoril  às suas custas (relembre-se a sua péssima exibição nessa partida e os seus constantes erros). O mais acertado seria que a sua saída fosse negociada.


Médio-ofensivo: Tendo em conta as últimas contratações dos encarnados, espera-se que o Benfica atue num 4-2-3-1, voltando, assim, a jogar com um 10 visível. Aimar já se foi, mas existem agora os "magos" Gaitán e Djuricic. Ambos muitíssimo talentosos, muito evoluídos taticamente e com uma grande visão de jogo, não terão problemas em assumir o jogo quando assim for necessário. Há quem diga que o sérvio (que custou 6 milhões) apenas pode aspirar à titularidade se Nico não permanecer na Luz. Todavia, ambos podem coexistir em campo, atuando o internacional alvicesta pela banda esquerda e o ex-Herenveen pelo centro do meio-campo. Também o menino 10 milhões, Lazar Markovic, poderá atuar nesta posição, mas sempre com outro papel - mais "vagabundo". Até mesmo Sulejmani já jogou nesta posição. Esta é, claramente, a posição com mais classe do plantel encarnado.

Extremos: Eduardo Salvio dificilmente dará aos seus restantes companheiros a possibilidade de lhe roubarem o seu lugar na direita. Após uma grande época, espera-se mais do mesmo do antigo atleta do Lanús e do Atlético de Madrid. Rojas é muito parecido com "El Toto" na estilo de jogo, mas deverá começar na equipa B. Na esquerda, a conversa é outra: existem Ola John, Markovic (uma das maiores promessas do futebol mundial!) e Sulejmani (há uns anos, custou 16 milhões de euros ao Ajax) para um único lugar. Assustador o binómio qualidade/quantidade nesta zona do relvado benfiquista. Será muito interessante assistir a estes fantásticos futebolistas a lutarem por um lugar no onze. Eu aposto em Markovic...

Ponta-de-lança: Após o famoso incidente com JJ na final da Taça, Cardozo deverá estar de saída do plantel encarnado. Os seus golos farão certamente falta à turma lisboeta, mas existem alternativas ao paraguaio. Lima e Rodrigo (poderá ser esta a sua derradeira época de afirmação) estão na linha da frente para lhe suceder e serão sempre garantia de golos. Sobra uma terceira vaga que deverá ser disputada, muito provavelmente, entre Mora, Nélson Oliveira e (quem sabe?!) Rui Fonte. Não é de descartar a possibilidade da contratação de um novo PL.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.