terça-feira, 3 de setembro de 2013

Encerramento do mercado: Muitos milhões e muitas surpresas

O mercado de transferências encerrou ontem à noite (continua aberto na Turquia e na Rússia) num dia que, como já é habitual, foi absolutamente de "loucos". Até à meia-noite, muitas surpresas registadas e muito dinheiro movimentado. Destaque para a contratação do tão desejado lateral-esquerdo por parte do Benfica, para a chegada de Vítor ao Sporting e para o futebol inglês, onde muitos milhões foram gastos.


Neste balanço do último dia de transferências, impera abordar o sucedido em território nacional. Após quase 3 anos sem um lateral-esquerdo à altura, os encarnados finalmente contrataram Siqueira, defesa de 27 anos com passagens pelo futebol italiano e pelo Granada. O brasileiro proveniente do clube andaluz chega por empréstimo com opção de compra, não tendo sido revelados os valores do negócio. Pretendido por Liverpool, Man. United e Real Madrid (ontem até esteve a um passo de assinar pelo emblema da capital espanhola), a sua mais-valia para o plantel de JJ é clara. É um lateral veloz, competente defensivamente, bom tecnicamente e que se enquadra perfeitamente no esquema tático dos encarnados. No entanto, apenas vem denotar a má preparação da época por parte do clube da Luz. Bruno Cortez era uma incógnita e os problemas físicos de Sílvio eram evidentes, nunca tendo sido contratado um defesa-esquerdo com provas dadas. De qualquer das formas, Siqueira, se comprovar o potencial demonstrado em Espanha, vem fortalecer (e de que maneira) a linha mais recuada do Benfica. Fica a faltar um lateral-direito (Maxi tem sido uma autêntica "nódoa"), porém, penso que André Almeida (apesar de não deslumbrar, cumpriu sempre que foi chamado) e João Cancelo num futuro próximo (devia começar a ser lançado a espaços) podem perfeitamente desempenhar o lugar com a mestria exigida a um atleta dos encarnados. De referir ainda a confirmação da venda de Melgarejo ao Kuban Krasnodar a troca de 5 milhões de euros, um bom negócio, tendo em conta que parecia não contar, que foi uma adaptação e que havia custado uns "meros" 700 mil euros há dois anos.

Em Alvalade, também muitos negócios foram fechados. Ao início da noite, o promissor Rubio foi cedido por uma temporada ao Pandurii e vai ter a oportunidade de desenvolver o seu futebol na Liga Europa e num bom campeonato. Depois, Vítor, médio ofensivo português de 29 anos, assinou pelos leões, seguido pelo lateral-direito paraguaio Iván Piris. Os antigos jogadores de Paços de Ferreira e Roma chegam para ocupar os lugares de Magrão e de Welder, respetivamente, que nunca pareceram capazes de atuar por um clube com as ambições do Sporting. Vítor vem para fazer concorrência a André Martins, podendo-se destacar a sua agressividade (positiva) e a sua qualidade técnica. Todavia, acaba também por retirar espaço a João Mário e a Labyad (Zezinho já foi emprestado ao Veria da Grécia). Relativamente a Piris, o que pode oferecer aos leões é ainda uma dúvida. Depois de se ter mostrado ao mundo do futebol na Libertadores ao serviço do Cerro Porteño, o internacional paraguaio falhou nas suas aventuras pelo São Paulo e pela Roma.


Mais a Norte, após muito se ter falado numa possível saída de Fernando, o trinco experiente optou por ficar no Dragão por mais uma temporada, ou seja, até ao final do seu contrato. Iturbe foi emprestado ao Hellas Verona do primeiro escalão italiano. Já Tiago Rodrigues e Abdoulaye, rumaram ao Vitória de Guimarães, também por empréstimo. Os vimaranenses foram dos mais ativos neste último dia antes do encerramento do mercado, tendo também contratado Nii Plange ao Sporting e Chris Malonga ao Mónaco. Recorde-se que o antigo extremo congolês do clube do Principado chegou a ser catalogado como grande promessa, porém, viveu sempre à margem das expectativas criadas. Também no Minho, o Sp. Braga inscreveu o internacional sub-21 por Montenegro, Nikola Vukcevic, e vendeu Haas ao Cluj. Em Arouca, o jovem Ceballos, médio formado no Barcelona, juntou-se aos comandados de Pedro Emanuel por empréstimo do Tottenham. Nota de destaque ainda para a chegada de Bebé à Capital do Móvel. O atacante de 23 anos vai jogar pelo Paços na próxima época.

A nível internacional, o futebol inglês esteve em evidência. Özil assinou pelo Arsenal, obrigando Wenger a despender 50 milhões de euros pela sua contratação. Um negócio que fortalece os londrinos, que podem agora aspirar ao título, e enfraquece o Real Madrid, não sendo certo que Isco e/ou Bale consigam fazer esquecer o jogador com mais assistências na Europa nas últimas três temporadas. Uma contratação bombástica que catapultará o futebol dos Gunners para outra dimensão. Será certamente um prazer ver a tripla Walcott-Özil-Cazorla jogar.


Era também sabido que David Moyes procurava um médio de qualidade. Após ter falhado as aquisições de Thiago e Fàbregas, conseguiu convencer Marouane Fellaini a assinar pelos Red Devils. O belga ex-Everton custou 32 milhões e acrescentará presença física ao meio-campo, devendo fazer dupla com Michael Carrick. Em sentido contrário, chegaram ao Everton três elementos de clara qualidade: Gareth Barry, McCarthy e Lukaku, que chega por empréstimo do Chelsea. O Aston Villa comprou o gigante checo Kozak, o West Brom foi buscar Sessegnon por 12M€ e o QPR do 2º escalão acolheu Carrol e Assou-Ekottou, oriundos dos Spurs. Em França, o promissor Florian Thauvin forçou a saída do Lille e rumou ao Olympique de Marselha. O emblema do sul de França gastou 15M€ pelos direitos do criativo francês.

3 comentários:

  1. Acho que o Fellaini é muito sobrevalorizado, ao contrário do Ozil.

    Joka

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fellaini é um dos meus médios favoritos. Muito forte fisicamente, "certinho" (dificilmente falha um passe ou um drible) e um mestre da tática. É impressionante como está em todo o lado.

      Eliminar
    2. Não digo que o Fellaini não é bom, mas 32 milhões é muito, mesmo que o mercado estivesse inflacionado.

      Joka

      Eliminar

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.