terça-feira, 7 de janeiro de 2014

O canarinho Estoril e os milagres de Marco Silva

O Estoril Praia é um caso sério no recente panorama futebolístico português. O clube teve a sua origem em 1939 e no seu palmarés destacam-se as vitórias da II Liga Portuguesa de 2003/2004 e 2011/2012. De realçar que esta última foi já conquistada pelo seu treinador actual, Marco Silva. Os feitos históricos não se ficam por aqui. No ano anterior, o de estreia do "Mister" Marco Silva no principal escalão, terminaram num surpreendente 5º lugar, à frente do Sporting Clube de Portugal, por exemplo. Esta época marcaram presença, pela primeira vez, numa Competição Europeia e, no final da primeira volta do campeonato, posicionam-se novamente em lugar europeu. Sábado, o Estoril recebe o líder e promete mais um jogo emocionante.


Os canários regeneram-se de forma impressionante e o seu treinador é sinónimo de sucesso e alvo de cobiça (sistematicamente associado ao Sport Lisboa e Benfica). O futebol português agradece e os adeptos rejubilam.

O clube da linha tem ligações próximas com o lado de lá do Atlântico, onde do nosso país irmão surgem jogadores jovens, aparentemente desconhecidos mas cheios de valor e ambição. Cá valorizam-se, jogam e são colocados na alta roda europeia. Infelizmente o clube não tem condições para manter as suas estrelas e tem de se recompor a cada perda (no que se tem revelado brilhante). Os brasileiros Jefferson e Carlos Eduardo são verdadeiros exemplos de classe. Mas o clube perdeu mais pedras essenciais, como o caso de Licá e, mais recentemente, Luís Leal.

Marco Silva permaneceu no comando dos "Canarinhos" e, de modo sereno, vai demonstrando que o Estoril veio para ficar no convívio dos grandes. Está em 4º lugar no Campeonato e recebe o líder na próxima jornada. O "Mister" jogou no Estoril e treina o clube. É um treinador jovem, perspicaz e destemido. Gosta de bom futebol, tornando a sua equipa letal em contra-ataque.

Numa altura em que o Clube da Luz se apresenta instável e Jorge Jesus perde popularidade entre a massa adepta encarnada, Marco Silva apresenta-se como o futuro ou, pelo menos, um nome (forte) em cima da mesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.