quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Que impacto terá Quaresma no FC Porto?

Volvidos aproximadamente quatro anos e seis meses, Ricardo Quaresma retornou a Portugal e ao último clube que representara no nosso país antes de se aventurar pelo mundo: o FC Porto. Hoje, porém, muito mudou. Nos "dragões", o treinador já não é o mesmo (Jesualdo Ferreira abandonou há muito o cargo, que neste momento é ocupado por Paulo Fonseca), muito menos os companheiros (Helton e Lucho são dos poucos que ainda se cruzaram com Quaresma na Cidade Invicta). Além do mais, o extremo está igualmente diferente, com especial destaque para a idade (completou em setembro último 30 anos), que vai, naturalmente, avançando, e para os seus constantes fracassos desportivos e disciplinares no estrangeiro.

Então, sabendo-se de antemão que o português está na fase descendente da carreira (o que, evidentemente, não invalida que ainda consiga dar um "ar da sua graça"), até que ponto se justifica esta investida dos "azuis e brancos"? E, o mais importante de tudo, que preponderância ainda terá o "Harry Potter" neste novo FC Porto?

Em dezembro do ano que agora findou, já se falava na possibilidade da direção portista resgatar o talentoso jogador, entretanto "perdido" nos Emirados Árabes Unidos (no Al-Ahli), onde, à imagem de outros campeonatos, não se conseguira afirmar. E o interesse não ficou por aí uma vez que Quaresma, mesmo antes de poder assinar oficialmente contrato com os campeões nacionais, já tinha chegado ao norte, com o intuito de começar a treinar com a equipa, para melhorar substancialmente a sua condição física. Após perder cerca de sete quilos (segundo o que veio a público), Ricardo está pronto para a luta, disso ninguém duvida. Contudo, não é de igual modo garantido que o avançado venha a ter um grande impacto na turma de Paulo Fonseca, devido a vários fatores. Desde logo, o atleta formado no Sporting tem um historial recente que o prejudica claramente. A partir do momento em que abandonou o Estádio do Dragão, tem conhecido, por diversas ocasiões, o fracasso: no Inter, embora tenha tido oportunidades, foi uma absoluta nulidade; no Chelsea, emblema ao qual esteve ligado meia época, por empréstimo dos transalpinos, realizou somente quatro partidas; no Besiktas, apesar da boa réplica, viu-se traído pela sua problemática disciplina; e no Al-Ahli, onde era a estrela da companhia, tornou a não respeitar as normas, sendo colocado à margem do plantel. Para piorar a situação, grande parte dos jogadores contratados por Pinto da Costa, nos últimos tempos, não têm conseguido justificar a aposta, pelo que o regresso do "filho pródigo" vem envolto numa neblina de desconfiança, com alguma pressão à mistura.

Todavia, num grupo em que as opções para as alas não abundam e são de pouca qualidade, a entrada do "mustang" pode ser deveras positiva, já que, apesar de contar 30 anos, e de estar numa espiral de más exibições, Quaresma continua a ser... Quaresma e, caso modere as atitudes, poderá voltar a reunir condições para auxiliar o seu clube a atingir os objetivos. Não será fácil, é certo, mas para um mágico como o "Harry Potter", que tem o carinho de toda a massa adepta, nada é impossível...


Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.