sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Lendas e Glórias: Johan Cruyff

A 25 de abril de 1947 poderá ter nascido o jogador mais completo de todos os tempos e também o melhor futebolista holandês de sempre.

O atual selecionador da seleção holandesa formou-se no Ajax. Foi aí que se destacou, levando um clube semi-profissional como o de Amsterdão à vitória na Taça dos Campeões Europeus. Com 26 anos decidiu abandonar o seu "cantinho", rumando ao Barcelona (a transferência mais cara da altura). Cruyff justificou plenamente o investimento, tornando-se imediatamente num dos melhores da história dos catalães. Apesar disso, nessa etapa da sua carreira, apenas venceu duas competições (uma La Liga e uma Copa do Rei) em cinco épocas. Em 1978 decidiu aposentar-se, mas maus investimentos financeiros fizeram-no mudar de ideias. Foi para os EUA ganhar milhões durante quatro anos. Já com 34 anos, voltou a Espanha, para jogar no Levante. Passado uma temporada, voltou ao seu amado Ajax para jogar mais duas épocas. Aí privou com Van Basten e Rijkaard, sobre quem teve grande influência. Depois seguiu para o grande rival Feyenoord, o que provocou grande alarido nos Países Baixos. Só esteve aí uma época, mas foi o suficiente para marcar uma etapa no clube de Roterdão.

Em termos de seleção, brilhou apenas no Mundial de 1974, tendo deixado este parâmetro um pouco de lado durante a sua carreira. Bola de Ouro por três vezes, terminou a carreira definitivamente com 37 anos.

Nota Final: 19/20

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.