sábado, 12 de novembro de 2011

Promessas falhadas (continuação)

No dia 5 do corrente mês fizemos uma lista com algumas jovens promessas que acabaram por não dar o que era esperado delas (ler aqui). Aí prometemos que iríamos explorar mais algumas "promessas falhadas" e cumprimos! Conheça aqui mais alguns jogadores que, por diversas razões, não atingiram o nível que era esperado para eles.

Momodou Ceesay (MSK Zilina): Chegou a ser apontado como o próximo Weah, mas o gambiano não conseguiu atingir o nível que prometeu um dia. Formado no Wallidan do seu país natal, destacou-se pela velocidade e potência física (195 cm). Após um excelente Mundial de Sub-17, rumou ao Grasshoppers. Salientou-se aos serviços dos suíços e, passado meia temporada da sua chegada à Europa, foi para as reservas do Chelsea. Com apenas 19 anos, não impressionou e tentou relançar a sua carreira no Westerlo da Bélgica. Nunca atingiu a titularidade e rumou para o Zilina da Eslováquia onde não tem tido melhor sorte com 22 anos.

Sergio Asenjo (Atl. Madrid): Formado no Valladolid, atingiu a titularidade nos espanhóis com apenas 18 anos. Destacou-se, sendo considerado na altura um dos guarda-redes mais promissores do mundo. Rumou ao Atlético de Madrid, onde não conseguiu ter sucesso. Na época passada, foi emprestado ao Málaga, não passando de 2ª opção. Caiu no esquecimento e atualmente é a 4ª opção para a baliza dos colchoneros. Qual o seu problema? Tal como Roberto, mostra-se muito inseguro entre os três postes, algo que o tem prejudicado a olhos vistos.

Francesco Bolzoni (Siena): Este médio-centro italiano formado no Inter de Milão, foi em tempos apontado como o novo Pirlo. Tinha técnica, sendo exímio nos passes longos. Nunca pegou de "estaca" na equipa sénior dos italianos e o Génova contratou-o. Continuou a colocar para 2º plano os trabalhos defensivos e os genoveses emprestaram-no ao modesto Frosinone. Brilhou e o Siena pediu-o emprestado. Apesar do estatuto de suplente, o Siene adquiriu-o a título definitivo. Atualmente, com  22 anos, tem conseguido ganhar a titularidade no clube italiano. Porém apenas se melhorar o aspeto defensivo do jogo, poderá tornar-se numa referência na sua posição.

Matías Cahais (Racing de Avellaneda): Despontou no Boca Juniors como defesa-central. Com grande sentido posicional, era ágil e a Europa era o próximo passo. Com o Real Madrid, o Benfica e o Ajax a seguirem-no, acabou por escolher o Groningen da Holanda. Em duas temporadas, fez apenas 11 jogos oficiais e voltou à Argentina. Com 23 anos joga hoje no Racing de Avellaneda. Mostrou que o seu futebol não é adaptável ao europeu e está concentrado numa primeira internacionalização pela Argentina, seu país natal.

Michael Johnson (reservas do Manchester City): Este médio inglês formado no Manchester City, parecia em 2006 destinado a ser um futebolista importante nos citizens. No entanto, com a chegada dos "petro-dólares" perdeu preponderância no seu clube e foi emprestado ao Leicester City. Não teve sucesso e hoje em dia debuta pelas reservas do light blues com um visível excesso de peso.

Francisco Cunha

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.